PERSONALIDADE »

'Realistas otimistas' podem ser mais felizes e mais bem-sucedidos

O lado negativo é que os realistas otimistas são mais propensos à ansiedade que pessoas puramente otimistas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
AFP / Relaxnews Publicação:27/08/2013 15:30Atualização:27/08/2013 15:57
Um novo estudo afirma que pessoas cuja personalidade são um misto de otimismo e pessimismo são mais felizes e bem-sucedidas (Anton Gvozdikov/Shutterstock.com)
Um novo estudo afirma que pessoas cuja personalidade são um misto de otimismo e pessimismo são mais felizes e bem-sucedidas
Um estudo realizado em Taiwan sugere que pessoas cujas personalidades são um misto de otimismo e pessimismo podem ser mais felizes e mais bem-sucedidas. Pessoas que se encaixam nessa categoria são chamadas de "realistas otimistas", no sentido de que elas têm a perspectiva positiva dos otimistas, mas moderada pelo realismo dos pessimistas.

Sophia Chou, pesquisadora de psicologia organizacional da Universidade Nacional de Taiwan, aplicou uma bateria de testes a fim de definir os tipos de personalidade de 200 estudantes da faculdade. "Realistas otimistas tendem a escolher a precisão ao autoaprimoramento; pessoas não realistas e otimistas tendem a escolher o autoaprimoramento", disse Chou em uma matéria publicada pelo LiveScience na semana passada.

Estudantes que foram categorizados como realistas otimistas conseguiram melhores notas, o que Chou cita como o resultado do entendimento de que é necessário estudar e trabalhar bastante para ser bem-sucedido. Pesquisas anteriores descobriram que a combinação entre realismo e pessimismo está associada à depressão, mas no estudo de Chou o equilíbrio entre realismo e otimismo resultaram em maior felicidade e perspectivas mais positivas, mesmo ao lidar com situações desafiadoras.

"Toda vez que eles enfrentam alguma questão, desafio ou problema, eles não dizem 'eu não tenho escolha e esta é a única coisa que eu posso fazer'. Eles serão criativos e terão um plano A, um plano B e um plano C", disse a pesquisadora no relatório. O lado negativo é que os realistas otimistas são mais propensos à ansiedade que pessoas puramente otimistas, possivelmente porque eles consideram o fracasso como uma possibilidade, diferentemente dos otimistas que acreditam que tudo é possível.

A melhor estratégia? Aprender a cultivar uma perspectiva alegre, mas realista, mantendo "um olhar lúcido sobre a realidade", enquanto tenta enfatizar para si mesmo o que está sob o seu controle (e o que não está) na maior parte das situações, explica a pesquisadora. Chou apresentou suas descobertas em uma reunião da American Psychological Association no Havaí.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.