• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Saúde »

Os prejuízos do açúcar

Além de atrapalhar qualquer dieta, o ingrediente também traz danos à pele

Maria Clara Mancilha com Assessorias - Redação Publicação:31/10/2012 17:32Atualização:31/10/2012 16:42
 (Reprodução)
O açúcar faz parte do nosso dia a dia: no preparo de uma sobremesa, no cafezinho ou nos petiscos. É preciso tomar cuidado para não ingerir esse ingrediente em excesso, já que além de contribuir com as gorduras localizadas, ele pode trazer danos à pele.

O açúcar pode acelerar o envelhecimento da pele por meio de efeito chamado glicação. Este processo consiste em uma reação química complexa decorrente da interação entre o açúcar e as proteínas, ou seja, é uma dificuldade do organismo em digerí-lo, comprometendo as funções das células, deixando-as menos flexíveis.

Veja como ocorre a glicação:
 (La Roche Posay/Divulgação)


A esteticista Sônia Cartaxo explica que uma dieta saudável é essencial para manter uma pele bonita e firme, e que hoje existem cosméticos que podem auxiliar na recuperação dos danos causados pelo excesso de açúcar: “O ácido hialurônico é um elemento fundamental na hidratação da pele. É um captador e fixador de água, capaz de reter até mil vezes seu peso em água. O aumento de seu volume contribui para diminuir a aparência das rugas’’, conta.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017