• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Bem-estar »

Alimentação pós-treino

Cuidar da alimentação após os exercícios físicos é essencial para manter a forma e atingir os resultados desejados

Maria Clara Mancilha com Assessorias - Redação Publicação:12/11/2012 13:49Atualização:12/11/2012 14:17
Muitas pessoas esquecem que a alimentação correta após o treino é importante para que ele funcione adequadamente (LocalFitness.com.au)
Muitas pessoas esquecem que a alimentação correta após o treino é importante para que ele funcione adequadamente
A prática regular de atividades físicas não pode ser vista como um fator isolado na hora de entrar em forma, e uma alimentação adequada também é essencial para que se atinja os resultados desejados. Quem pensa que o importante é comer apenas antes do exercício, está enganado. Comer corretamente após os treinos ajuda na recuperação do corpo e ainda na reposição dos estoques de energia e na proteção do organismo.
“O atleta tem de atentar para a alimentação como um todo. Após o exercício, ela é importante porque a recuperação e o aumento de massa muscular são dependentes de um aporte energético adequado. Além disso, ela também ajuda a diminuir o efeito de queda do sistema imunológico”, é o que explica Marcelo Alcântara, coordenador da academia Unique Fitness. Caso não haja uma alimentação adequada após a prática de exercícios físicos, existe o risco de que o corpo utilize a massa magra para a reposição dos estoques.
O nutricionista Guilherme Barros aconselha os atletas a consumirem carboidratos simples após os treinos: “Os pães, especialmente o pão branco, as massas, como o talharim (mais moles), são ótimas para repor as reservas energéticas consumidas durante o treinamento”.
Cuidados após o treino:
  • Caso seus horários não permitam incluir uma boa refeição após o treino, tenha sempre consigo uma barra de proteína, um sache de mel e procure ingerí-los junto a sucos e iogurtes;
  • Ingira alimentos com índice glicêmico mais alto como pão branco, arroz, mel, sucos, frutas como melancia, banana. Associe a este carboidrato fontes de proteínas como peito de frango, atum, queijos, peito de peru;
  • Consumo de módulos de proteína (como a albumina), cápsulas de aminoácidos ou hipercalóricos pode estar ou não indicado dependendo de cada indivíduo
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017