• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tecnologia »

Alunos da UNB desenvolvem robô lixeiro e ganham prêmio

Fernanda Nazaré - Publicação:21/11/2012 17:30Atualização:21/11/2012 17:36
Um grupo de 13 estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um robô impressionante. De maneira totalmente autônoma, sem controle remoto, o robô é capaz de limpar uma praia cheia de latinhas jogadas na areia, ao mesmo tempo em que se desvia das pessoas e obstáculos, como cadeiras e guarda-sóis.

O invento rendeu ao grupo DROID o título de campeão Latino-Americano de Robótica e de campeão brasileiro de robótica, na categoria IEEE Open, a mais exigente e disputada do LARC, Latin American Robotics Competition, que ocorreu entre 17 e 21 de outubro de 2012, em Fortaleza-CE.

De acordo com um dos líderes do grupo, Caio Cavalcante, os custos para desenvolver o robô foram de R$ 3 mil, bancados pelos próprios alunos. "É um projeto que trabalhamos o ano inteiro. Já estamos aguardando o edital da próxima competição, que será lançado em março, para desenvolver um novo projeto. Espero que, com os bons resultados deste ano, a universidade nos dê mais apoio financeiro", conta o aluno. Ainda segundo ele, o grupo teve ajuda de 40% das despesas com a viagem para a competição custeadas pela UnB.

A equipe de Engenharia Mecatrônica da UnB existe desde 2009 e foi criada especialmente para concorrer em competições da área. Ela já acumula o 3º Lugar no Campeonato Brasileiro de 2009, 1º Lugar no Campeonato Brasileiro 2010, 3º Lugar no Latino-Americano de 2010 e o atual 1º Lugar no Latino-Americano e no Campeonato Brasileiro de 2012.

Assista o robô em ação:

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO