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Saúde »

Arroz integral pode ajudar a queimar gordura abdominal

Conheça os benefícios desse cereal e veja dicas de preparo

Fernanda Nazaré - Publicação:28/11/2012 16:22Atualização:28/11/2012 19:05
Opção: arroz integral, legumes cozidos  e frango desfiado (Paulo de Araújo/CB/D.A Press)
Opção: arroz integral, legumes cozidos
e frango desfiado
Alimento básico no cardápio dos brasileiros, a combinação arroz com feijão já é a cara do país. Para quem evita essa delícia por achar que engorda, pode trocar o tradicional arroz branco pelo integral e, com isso, até evitar pneuzinhos na região da barriga. Descobriu-se que ele é responsável por queimar o excesso de gordura acumulada no abdômen.

De acordo com a análise feita por nutricionistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, observou-se que as pessoas que comiam três ou mais porções de cereais integrais tinham 10% menos gordura visceral, ou seja, a gordura que envolve os órgãos internos. Para este estudo, foram analisadas 2.800 dietas.

Isso se deve por sua fácil digestão e por sua riqueza em fibras, que regula o tempo de trânsito intestinal, aumentando o volume das evacuações e, dessa forma, auxiliando até mesmo no tratamento da obesidade.

Esse cereal é dividido em três partes: embrião (semente), endosperma (grão cru) e pericarpo (farelo), sendo que o seu farelo é rico em vitaminas do complexo B.

Pelo grão não ter que passar no processo de refinamento, mantém preservada toda a sua riqueza original, isto é, o preparo deve ser feito com cuidado necessário para que a fonte de proteínas não se perca. “A dica é simples e quase todo mundo sabe: quatro colheres cheias de arroz integral, todos os dias reduz a gordura abdominal. Dá pra combinar com várias receitas deliciosas de final de ano, como é o caso do arroz integral com lentilhas’’, sugere o fisiculturista e proprietário do restaurante natural Lótus Azul, Rodrigo Góes.

Dicas de chef

Para não ter dúvidas ao preparar o arroz integral, o chef Emerson Mantovani do restaurante Trio Gastronomia ensina como não errar no cozimento desse cereal.

- Coloque uma quantidade maior de água do que se costuma colocar no cozimento do arroz branco. Para quem gosta dele mais durinho, use três vezes mais de água da mesma medida do arroz. Se quiser ele mais macio, use quatro vezes a quantidade de água;

- O tempo de cozimento do arroz depende muito da marca que se usa. Por isso, use metade da quantidade de água no cozimento e o restante vá acrescentando aos poucos, conforme a necessidade;

- Receita rápida: para clientes vegetarianos, costumo fazer a receita do arroz integral negro ou vermelho com legumes e cogumelo. Cozinha-se tudo junto, na mesma panela, com o processo de cozimento do arroz.
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EDIÇÃO 55 | Julho de 2017