Com Agência Brasília
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu nesta quinta-feira o selo internacional "Brasília - Capital Ibero-americana da Juventude 2013". O título inédito é um reconhecimento criado pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), e Brasília é a primeira cidade a receber a homenagem entre os 21 países que integram a organização.
Com o selo internacional, a capital federal passa a ser palco de importantes ações de integração, participação, promoção e garantia de direitos aos jovens.
Segundo o secretário-geral da organização, Alejo Ramirez, o envolvimento crescente do GDF nas políticas públicas destinadas à juventude foi um dos principais fatores para Brasília receber o título inédito.
A OIJ é uma organização intergovernamental que tem como missão promover a cooperação entre países Ibero-americanos nas políticas relacionadas à juventude. É na Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude, instância máxima de decisão da OIJ, que se definem as políticas gerais e as ações a serem realizadas.
O título inédito concedido a Brasília permitirá a divulgação internacional das ações realizadas pela capital federal em prol da juventude. Uma agenda de parcerias e cooperações entre o GDF, o governo federal, organismos internacionais, agências de cooperação e sociedade civil deve intensificar as políticas públicas ao longo de 2013.