• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Economia »

Governo quer estimular construção civil

A intenção do ministro Guido Mantega é reduzir o ônus com INSS de 20% para 2% do faturamento bruto

Danilo Macedo - Agência Brasil - Redação Publicação:04/12/2012 15:50Atualização:04/12/2012 15:55
Setor de construção emprega atualmente 7,7 milhões de pessoas no país (SXC)
Setor de construção emprega atualmente 7,7 milhões de pessoas no país
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou novas medidas de estímulo à construção civil. Durante cerimônia de entrega da milionésima unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, o ministro disse que o setor será beneficiado em três pontos: desoneração da folha de pagamentos, redução de tributos e acesso a capital de giro durante no período de construção das habitações.

De acordo com o governo, a desoneração na folha de pagamento poderá chegar a R$ 2,85 bilhões. Atualmente, o setor gasta R$ 6,28 bilhões com pagamento de 20% da folha ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, com a nova medida, passará a pagar 2% do faturamento bruto. "O setor não pagará mais INSS. Não vou dizer pelo resto da vida porque é muito tempo, mas por um longo período", disse Mantega.

Na solenidade, o ministro ressaltou a importância da construção civil para o Brasil. “(O setor é) responsável por quase metade do investimento que nós fazemos no país. Portanto, estimular a indústria de construção é estimular o investimento no país”, destacou Mantega.

Segundo ele, o setor também é importante porque contribui para dois dos maiores sonhos da população: ter uma casa própria e conseguir um emprego. De acordo com o ministro, o setor emprega atualmente 7,7 milhões de pessoas.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO