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Saúde »

Alimentos essenciais ao nosso corpo

Saiba quais são os nutrientes considerados funcionais e que atuam no bom funcionamento de nosso organismo

João Paulo Martins com Assessorias - Redação Publicação:06/12/2012 15:53Atualização:06/12/2012 15:02
Muitas verduras, frutas e cereais possuem nutrientes que ajudam no combate e prevenção de doenças (Reprodução)
Muitas verduras, frutas e cereais possuem nutrientes que ajudam no combate e prevenção de doenças

Além de ajudar na reposição de nutrientes básicos, muitos alimentos contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Eles são chamados de funcionais e possuem, entre outros componentes, licopeno, ótimo na prevenção de câncer, e cálcio, que fortalece os ossos e previne a osteoporose.

A nutrição é um dos principais fatores para se ter uma vida longa e com saúde. Entretanto, não basta apenas escolher alimentos de qualidade. É preciso entender os benefícios e a funcionalidade ao acrescentarmos estes alimentos nas refeições diárias. “É o caso do tomate, que possui em sua composição o licopeno, um antioxidante com ação em diversas áreas. O brócolis também apresenta grande quantidades de vitaminas e minerais, além de estimular a função antioxidante. Além disso, temos os peixes, principalmente aqueles que apresentam altas concentrações de ômega 3”, conta Rogério Tokarski, diretor farmacêutico da Farmacotécnica.

Alguns dos alimentos funcionais:

Aveia: contém psyllium, que ajuda na redução dos níveis de colesterol assim como na prevenção de doenças cardíacas

Soja: além de outras substâncias importantes, possui isoflavonas, que ajudam na prevenção de doenças do coração, osteoporose, diabetes e principalmente o câncer, graças ao seu alto poder antioxidante

Peixes: principalmente o salmão, possuem alta quantidade de ácidos graxos ômega 3, que ajudam na prevenção do AVC e doenças cardíacas

Amora preta: essa fruta é rica em substâncias fitoquímicas que ajudam na prevenção de doenças crônicas como o câncer e doenças do coração, além de ser um potente antioxidante

Tomate: ajuda na prevenção do câncer, principalmente o de próstata, graças à substância funcional chamada licopeno

Vinho tinto: também considerado um alimento funcional, pois possui resveratrol e polifenóis, que protegem o corpo contra doenças cardíacas

Veja a tabela abaixo com os principais alimentos e seus nutrientes:

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EDIÇÃO 58 | outubro de 2017