• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Transporte »

Passageiros podem acompanhar malas por câmeras e monitores nos aeroportos

O sistema, chamado de "De Olho na Mala", já está disponível em 37 terminais

Da redação - Redação Agência Brasil - Redação Publicação:10/12/2012 15:52Atualização:10/12/2012 17:19

O Aeroporto Internacional de Brasília recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 15 milhões de passageiros por ano (Reprodução/ Infraero)
O Aeroporto Internacional de Brasília recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 15 milhões de passageiros por ano

Passageiros que vão passar pelos aeroportos brasileiros neste final de ano poderão acompanhar, em tempo real, o trajeto de sua mala, do bagageiro do avião até a esteira de desembarque. O sistema, chamado de "De Olho na Mala", conta com câmeras que captam imagens dos funcionários movimentando as bagagens e monitores que mostram essas imagens aos passageiros.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 37 aeroportos do país já contam com o sistema, entre eles o Aeroporto Internacional de Brasília, o Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; e os de Curitiba, Fortaleza, Natal e Manaus.

Em pelo menos dois aeroportos, de Curitiba e Londrina, no Paraná, os passageiros também podem comer em lanchonetes populares, que têm alguns produtos com preços controlados. Lanchonetes semelhantes estão sendo implantadas no Recife e em Natal.

Para evitar problemas nos aeroportos brasileiros, que devem receber 25,7 milhões de passageiros entre dezembro deste ano e janeiro de 2013, haverá reforço de pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Polícia Federal e da Receita Federal. As companhias aéreas também se comprometeram a reforçar o pessoal no check in, colocar aeronaves reservas e não vender mais passagens do que a capacidade do avião (prática conhecida como overbooking).

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas pede que os passageiros façam check in em casa, pela internet, para evitar filas nos aeroportos. Outra recomendação é que os passageiros chequem o peso de suas malas antes de chegar ao balcão de despacho das bagagens.

 

Veja a lista das cidades com aeroportos com o sistema "De Olho na Mala":

 

Galeão e Santos Dumont (RJ);

Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG);

Recife e Petrolina (PE);

Salvador e Ilhéus (BA);

Manaus, Tabatinga e Tefé (AM);

Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC);

Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR);

Cuiabá (MT);

Vitória (ES);

João Pessoa e Campina Grande (PB);

Natal (RN);

Palmas (TO);

Aracaju (SE);

Marabá e Santarém (PA);

Macapá (AP);

Rio Branco (AC);

Boa Vista (RR);

Imperatriz (MA);

Campo Grande e Corumbá (MS);

Porto Velho (RO);

Fortaleza (CE);

Teresina (PI).  

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017