Em pleno século XXI não é de se estranhar que pesquisa da Cisco aponta que nove entre 10 jovens checam seus smartphones para ver e-mails, ler textos e se relacionar nas mídias sociais antes mesmo de sair da cama. Realizada com 3.600 pessoas, de 18 a 30 anos, trabalhadores e estudantes universitários de 18 países, a pesquisa tem o objetivo de identificar os hábitos relacionados ao uso de smartphones pela geração Y – nascidos entre os anos 1980 e 2000, também conhecidos como filhos da geração X e netos dos Baby Boomers.
Além do uso dos smartphones logo pela manhã, foi identificado que 60% dos jovens checam compulsivamente a atualização de conteúdos. Em grande parte, a busca por novidades deve-se ao Facebook, já que 87% dos jovens pesquisados dizem ter um perfil na rede social, que hoje é uma das mais populares no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia da importância das mídias sociais, 2/3 dos entrevistados indicaram que passam grande parte do tempo se relacionando online, dedicando a mesma quantidade de tempo, ou até mais, a familiares e amigos pelas redes sociais do que pessoalmente.
A pesquisa também revela que, para a geração Y, não há uma linha clara entre o trabalho e a vida pessoal. Exemplo disso, é que 46% sinalizaram escrever, mandar e-mails e olhar as redes sociais durante as refeições. Para Luís Felipe Cota, diretor de marketing da Goomark, agência referência na oferta de marketing digital para pequena e média empresa, a pesquisa "traz dados fundamentais para a compreensão dos hábitos de jovens que vivem conectados".