Turismo de Lua de Mel - Porto de Galinhas, em Pernambuco a cada ano se torna o destino preferido para os recem casados que procuram as praias do Nordeste brasileiro
Se depender da disposição do brasileiro de viajar, os aeroportos vão continuar movimentados nos próximos meses. É o que revela a edição de novembro da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, que mostra que metade dos entrevistados que pretendem viajar nos próximos seis meses irão usar como meio de transporte o avião.
A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas em 12 capitais apurou que 31,9% dos entrevistados pretendem viajar até maio de 2013. Ela mostra também que a preferência de 75% são os destinos nacionais. Somente 17,2% responderam que pretendem viajar para o exterior.
Os estados do Nordeste são o objetivo de 42,6% dos entrevistados, seguidos dos destinos do Sudeste, com 26,5%. Já a região Sul foi a escolhida por 17,8% deste contingente. A sondagem aponta o automóvel, com 31,7% das indicações, como o segundo meio de transporte mais visado, seguido do ônibus, com 8,6%.
A preferência por hospedagem em hotéis e pousadas, com 52,5%, cresceu em relação a novembro do ano passado, quando a marca ficou em 51,4%. A disposição do viajante de ficar em casa de parentes e amigos também aumentou, de 32% para 35,7%.
RecordesO ano de 2012 terminou com recordes no setor turístico. Números de brasileiros que viajarão pelo país supera a marca registrada em 2011. A expectativa é que 2012 apresente os melhores resultados de todos os tempos nos números relacionados ao turismo doméstico.
Segundo análise do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, a marca de viagens internas realizadas subirá de 190,8 milhões, registrados em 2011, para 197 milhões em 2012. Até o final de dezembro, o número de brasileiros que viajarão pelo país deve chegar aos 60 milhões, superando o recorde histórico de 58,9 milhões de 2011.
“Se considerarmos que em 2013, com a Jornada da Juventude e a Copa das Confederações, iniciaremos uma maratona de grandes eventos internacionais, as expectativas para o turismo são extremamente animadoras”, afirma o ministro Gastão Vieira.