• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo »

As maravilhas dos lençóis maranhenses

Um dos destinos mais procurados por turistas, especialmente os brasileiros, é a cidade de Barreirinhas, no Maranhão

Da redação com Ministério do Turismo - Redação Publicação:09/01/2013 14:40Atualização:09/01/2013 13:46
 (Ministério do Turismo/Divulgação)
Barreirinhas é o caminho pra quem quer encontrar um dos maiores tesouros naturais do mundo, o Parque dos Lençóis Maranhenses. Só mesmo no Brasil um “deserto” é convite à diversão e à aventura, ao contato com fauna e flora exuberantes, a banhos refrescantes em infindáveis lagoas verdes ou azuis e passeios a pé, de barco ou bugue. Experimente o tempero regional – em pratos principalmente de peixe – e conheça o artesanato local.

Faça uma sesta no "redário" e decida-se: fazer um vôo panorâmico, ir de barco pelo Rio Preguiça ou rodar nos jipes 4x4 através das dunas. O bom mesmo é fazer de tudo, é claro. Considere pousar nos povoados de Atins e Caburé, na foz do rio, recantos naturais com cabanas de palha. Sempre cenários que deixam a gente sem palavras.

Atrações

Lençóis Maranhenses: excursão em veículos 4x4 pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, com paradas para banhos em suas inúmeras lagoas, com destaque para a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul. Ao fim apreciar o maravilhoso pôr-do-sol.

Atins: vilarejo na foz do Rio Preguiças e porta de entrada para o Parque, é o acesso a 70 km de praias intocadas.

Lagoa do Peixe: de águas verdes e escuras graças à vegetação do fundo, é uma lagoa perene e repleta de peixes.

Gastronomia

Os pescadores garantem o frescor do ingrediente básico do cardápio regional, o peixe. Prove o tradicional arroz de cuxá (com vinagreira – uma espécie de erva, farinha, quiabo e camarão seco), a caldeirada, a torta de caranguejo e o famoso camarão grelhado.

Artesanato

A palha do buriti é trabalhada pelos artesões locais, formando variadas peças como chapéus, bolsas, adornos e utensílios para a casa.

Saiba mais

Clima: tropical, com temperaturas oscilando entre 16ºC e 38ºC.

Acessos: por via rodoviária, de São Luís: BR-135, BR-402 e MA-225. Por via aérea, há vôos diários para Barreirinhas (aviões de pequeno porte), partindo de São Luís.

Distância de São Luís: 270 km

Melhor época: para se visitar o Parque dos Lençóis Maranhenses, a melhor época do ano é a compreendida entre os meses de junho e setembro, considerado o período de inverno, quando as lagoas estão cheias. Nessa época, principalmente em julho, é necessário fazer reservas de hospedagem com antecedência.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017