• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Educação »

Vestibular da UnB registra mais de 20 mil inscritos

Medicina é o curso mais disputado nos três Sistemas. As provas serão nos dias 12 e 13 de janeiro

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:11/01/2013 15:59Atualização:11/01/2013 15:10

O Centro de Seleção e promoção de Eventos (Cespe) divulgou nessa quarta-feira o total de inscritos no 1º Vestibular de 2013 da Universidade de Brasília (UnB). Foram registrados 24.977 inscritos, dos quais 14.858 se inscreveram pelo Sistema Universal, 6.774 pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 3.009 pelo Sistema de Cota para Negros.

Os candidatos vão concorrer a um total de 2.092 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, em 96 cursos dos quatro campi da Universidade. Do total de inscritos, 336 estudantes se inscreveram como treineiros, que fazem as provas, recebem o boletim de desempenho individual, mas não concorrem às vagas.

 (Adauto Cruz/D.A Press)

SISTEMA UNIVERSAL - O Sistema Universal oferece 1.366 vagas, sendo que a maior demanda é para o curso de Medicina, para o qual há 121,09 candidatos por vaga. A segunda maior demanda do Sistema é para o curso de Engenharia Civil, com 42,92 candidatos por vaga. Em seguida, os cursos que também tiveram demanda elevada são Direito diurno (42,50), Relações Internacionais (34,81) e Odontologia (32). Todos são oferecidos no campus Darcy Ribeiro.

Ainda pelo Sistema Universal, as maiores demandas para cada um dos campus da UnB são: campus de Ceilândia – Fisioterapia, com 11,20 candidatos por vaga; campus do Gama – Engenharia, com 5,00 candidatos por vaga; e campus de Planaltina – Gestão Ambiental, com 3,50 candidatos por vaga.

No campus do Gama, os candidatos concorrem ao curso de Engenharia, com opção, ao longo do curso, para Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Software.

SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS – Pelo Sistema de Cotas para Negros, que oferece 421 vagas, a maior demanda também é para o curso de Medicina, com 77,25 inscritos por vaga. Os outros dois cursos com maior demanda por este Sistema são Engenharia Civil (28,25) e Direito (26,50), todos do campus Darcy Ribeiro.

SISTEMA DE COTAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS – No Sistema de Cotas para Escolas Públicas, estão inscritos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Eles puderam se inscrever, ainda, como membro de família de baixa renda e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para esse sistema, a UnB reservou 305 vagas.

Entre os candidatos desse Sistema que são de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, a maior concorrência é para o curso de Medicina, com 61 inscritos por vaga. Para todos os candidatos desse grupo, são reservadas 168 vagas, distribuídas em todos os cursos.

O curso de Comunicação Social do campus Darcy Ribeiro é o de maior demanda, com 40 inscritos por vaga, entre os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos e indígenas. Para esses candidatos são oferecidas oito vagas em cinco cursos.

Há ainda 124 vagas em 95 cursos para candidatos desse Sistema com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. A maior demanda entre eles é para o curso de Medicina, com 107 candidatos por vaga. Além disso, foram oferecidas cinco vagas em três cursos aos candidatos com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. Entre esses, a demanda é a mais alta para o curso de Engenharia do campus do Gama (28,67).

PROVAS – As provas do 1º Vestibular de 2013 serão nos dias 12 e 13 de janeiro, com início às 13h. A aplicação ocorrerá no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).


Para outras informações, consulte a Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE – telefone (61) 3448-0100

 

 

Fonte: Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe - Secretaria de Comunicação da UnB

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017