Na manhã de domingo, 13 de janeiro, o governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar, organizou a primeira troca da bandeira do ano na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. A tradicional cerimônia é realizada no primeiro domingo de cada mês.
"A troca da bandeira é um resgate cívico e um convite para que toda a sociedade participe. Esse evento, aberto não só aos brasilienses, mas também a quem visita a cidade, contribui para o turismo cívico, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar do Distrito Federal, coronel Rogério Leão. "É um evento no qual temos a honra de ver o símbolo máximo da nossa nação. Ele reforça o sentimento cívico de todos nós, brasileiros", completou a comandante-geral em exercício da PMDF, Vanusa Naára de Oliveira.
Mesmo de folga, o militar Roberto Nascimento, 41 anos, fez questão de acompanhar a troca da bandeira e levar a família. "Acredito que o patriotismo, o reconhecimento e respeito aos símbolos nacionais são valores que devemos passar aos nossos filhos. Reforça outros valores como o respeito ao próximo."
Apresentação - A simulação de abordagem a dois homens com armas e drogas em um veículo, feita pelo Batalhão de Policiamento com Cães, chamou a atenção de quem participava do evento.
A estudante Gabriela Agra, 22 anos, que fotografou a demonstração, destacou o trabalho da PM e a valorização da bandeira nacional. "É um respeito à pátria e à dedicação dos policias para manter a ordem. Acho maravilhoso", ressaltou.
A cerimônia de troca da Bandeira Nacional foi instituída pela Lei Federal nº 5.700 em 1º de setembro de 1971. A bandeira é a maior do país e possui 14 metros de largura e 20 metros de comprimento. Fixada em um mastro especial de 110 metros de altura, é hasteada entre o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.