• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Conscientização »

Transitolândia é opção de diversão e ensino

A Escola Vivencial de Trânsito, do DER-DF, foi criada em 2004 e proporciona às crianças a vivência do trânsito

Evelin Campos - Agência Brasília - Redação Publicação:17/01/2013 17:58Atualização:17/01/2013 17:02
 (Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)
Educando para salvar vidas. Esse é o lema da Escola Vivencial de Trânsito – criada em setembro de 2004 – e a principal lição ensinada às crianças que visitam o local todos os dias. Conhecida como Transitolândia, a minicidade imita situações reais do tráfego urbano, com ruas, calçadas, faixas de pedestre, semáforos e até passarela. Nela, os pequenos atuam como pedestres e passageiros em carrinhos conduzidos por agentes, que ensinam na prática as leis do trânsito.

De acordo com a diretora de Educação de Trânsito do DER e responsável pela escola, Eliane Cavalcante, mais de 500 mil crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental já passaram pela Transitolândia. "Elas aprendem a se comportar como pedestres e futuros motoristas, criando a cultura do respeito às normas desde pequenos", destaca a diretora. "No fim, eles também se tornam multiplicadores, pois passam a chamar a atenção de todos ao seu redor. Saem daqui agentes mirins", observa Eliane.

A escola atende grupos de 80 estudantes por turno. Quatro agentes de trânsito e atores contratados usam recursos como fantasias, desenhos e histórias para explicar, por exemplo, os tipos de sinalização e a importância do cinto de segurança. São cerca de três horas de muito aprendizado. Durante o passeio, as crianças recebem lanche e kits com cartilhas informativas e jogos educativos sobre trânsito.

Também é possível agendar visitas nas próprias escolas, quando o número de crianças for muito grande. Basta entrar em contato com a diretoria da Escola Vivencial de Trânsito, que avalia a disponibilidade da equipe de agentes e atores. "Essa foi uma ideia que deu muito certo. Quando as pessoas aprendem cedo, se transformam em adultos conscientes", ressalta o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

Apesar de ser voltada à educação no trânsito, a escola dá outras lições de cidadania. Além de aprender sobre civilidade no momento de cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira do Brasil, logo na chegada, as crianças realizam atividades ligadas à preservação do meio ambiente e à separação do lixo para coleta seletiva. Exercícios de alongamento e recreação complementam o cronograma.

Serviço

Endereço: Parque Rodoviário do DER – DF-001, Km 0 da BR-020 – Sobradinho
Funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Classificação: crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
Agendamento e informações: (61) 3302-3856 ou http://transitolandia.der.df.gov.br
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017