• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Gastrô »

Refresco de verão

Na estação mais quente do ano, o limão é excelente aliado do paladar e da saúde

Simone Dutra - Redação Publicação:23/01/2013 12:01Atualização:23/01/2013 12:35
 (Divulgação)
Com as altas temperaturas chegando, que tal comer e tomar algo leve e bem refrescante? Nestas horas o limão é a melhor pedida, pois além de agradar paladar, é amigo da saúde, funcionando como antioxidante, cicatrizante natural, além de contribuir para a digestão de alimentos mais pesados. Também ajuda a prevenir várias doenças e a combater outras. Tudo nele é aproveitável.

No Brasil, existem algumas variedades da fruta como taiti, cravo, galego e siciliano. Sua ação está relacionada a substância chamada d-limoneno, presente em sua casca, um princípio ativo, que ajuda a combater a ansiedade. Segundo a especialista em nutrição, e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Isabel Correia, a fruta é rica em vitamina C, que atua no metabolismo e limpeza do organismo. “Além disso, esta vitamina combate os radicais livres”, revela. Mas nada de exageros: “Se a pessoa tiver dentes sensíveis, por exemplo, deve evitar o consumo em excesso, pois a acidez da fruta pode atacar o esmalte dos dentes”, diz Isabel. Como dica, vale bochechar bem com água pura, depois de ingerir o suco. Outra dica é ingerir a bebida com canudo para evitar o contato com os dentes.  Também não se esqueça de lavar as mãos com bastante água corrente, imediatamente após o manuseio da fruta, para evitar manchas na pele em contato com o sol.

Saboroso, nutritivo, mas pobre em calorias, o limão é ideal para o preparo de receitas, principalmente no verão, pois é refrescante e digestivo. Encontro Gastrô selecionou algumas delícias preparadas com a fruta. Aproveite.

 (Geraldo Goulart)

Leitão à pururuca

Ingredientes:

600 ml de suco de limão
2 ½ litros vinho branco seco
600 g de tempero completo
Molho de pimenta a gosto
1 litro de água morna
3 cebolas picadas
150 g de sal

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes, perfurar a carne para melhor absorção e envolver o leitão no tempero. Deixar marinando de um dia para o outro na geladeira. Leva cerca de 5 a 6 horas para assar.


 (Cláudio Cunha)
Fresh Café  


Ingredientes:

30 ml de café espresso
4 cubos de gelo
1 uma colher de café de leite condensado
2 rodelas de limão

Modo de preparo:

Bata o café espresso com gelo, leite condensado e uma rodela de limão.


















 (Geraldo Goulart)

Camarões à provençal com arroz de limão

Ingredientes:

150 g de arroz branco cozido
Suco de 1 limão
50 ml de creme de leite fresco
4 camarões VG
1 colher de sopa cheia de alho picado
Salsa picada
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
100 ml de vinho branco
100 ml de azeite

Modo de preparo:

Em uma panela colocar o arroz, o suco de limão e o creme de leite. Deixar esquentar em fogo baixo para dar cremosidade. Temperar com sal a gosto. Numa frigideira, com o azeite bem quente, grelhar os camarões temperados com sal e pimenta. Acrescentar o alho picado, deixar dourar e flambar com vinho branco. Finalizar com salsinha e manteiga.




 (Eugênio Gurgel)
Drinque Absolut Sunrise  


Ingredientes:

1 dose de vodca Absolut Citron
40 ml suco de laranja
20 ml suco de lima-da-pérsia
20 ml suco de limão siciliano
½ dose de Cointreau

Modo de fazer;

Adicionar em uma coqueteleira o suco de laranja, o  suco de lima-da-pérsia, o Cointreau, uma dose de vodca Absolut Citron. Bater todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, adicionar o toque de limão siciliano. Servir em taça de martini e finalizar com uma cereja e ½ rodela
de limão siciliano na borda da taça.










 (Geraldo Goulart)
Torta de limão


Massa:

450 g de margarina sem sal
100 g de açúcar refinado
1 ovo
750 g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Amasse todos os ingredientes até atingir o ponto de massa. Depois abra a massa em forma redonda grande. Coloque para assar por 10 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio:

7 limões sicilianos
4 latas de leite condensado
200 ml de creme de chantilly.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes por 5 minutos. Recheie a torta com essa mistura. Depois bata o chantilly até que atinja o ponto e decore a torta com ele. Finalize com raspinhas de limão a gosto.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017