• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tecnologia »

Acesse a internet pelo ar

Montar uma rede sem fio em casa não é nenhum bicho de sete cabeças

João Paulo Martins - Redação Publicação:24/01/2013 12:13Atualização:24/01/2013 11:28
 (SXC)
Todo mundo gosta de ter conforto em casa, e navegar na internet também deve ser algo fácil e acessível. Mas, e quando o pai quer usar o notebook, o filho disputar uma partida de futebol online em seu videogame e a filha usar uma rede social no computador de mesa?

Pensando nisso, Encontro apresenta aqui um esquema simples de como montar sua própria rede de internet sem fio em casa. Em primeiro lugar, deve-se ter o equipamento necessário: aparelhos com placa de rede e entrada ethernet (notebook, videogames da nova geração, smartphones etc.), modem a cabo ou ADSL, roteador wireless e cabos, que costumam acompanhar os produtos.

“Caso se defina que a rede será sem fio, é importante verificar a compatibilidade do roteador wireless com o adaptador (ou placa de rede) que será conectado ou instalado no desktop”, explica Luciano Oliveira, engenheiro eletricista da AG Placas Eletrônicas, do Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Ele se refere aos padrões de transmissão de dados usados pelos roteadores, que podem ser 802.11b, mais barato e lento, e os 802.11a e 802.11g. Este último é o mais usado por sua velocidade e segurança. Além disso, deve-se lembrar que o sinal depende também da potência da antena e das barreiras que ele encontra, como as paredes.

É preciso lembrar da segurança e criar uma senha para que os aparelhos possam se conectar à rede. “Isso permite que apenas os detentores da mesma internet possam se conectar. Caso contrário, você pode virar um provedor para o seu vizinho”, diz Oliveira. Vale lembrar também que o esquema de montagem da rede sem fio que apresentamos é válida para clientes de internet a cabo (Virtua e Velox) ou ADSL (via telefone) pré-autenticado (GVT). Clientes ADSL da Velox que precisam autenticar a conexão devem contatar a empresa para configuração do roteador.

Confira a imagem (clique nela) e siga o passo a passo:

1 -  O cabo de internet permanece conectado no modem (cabo coaxial ou ADSL).  O cabo de rede de saída deve ser conectado na entrada WAN do roteador (veja detalhe do aparelho)

2 - O roteador permite conectar quatro dispositivos (depende do modelo) com entrada de rede. Conecte o cabo de rede na entrada LAN 1 (veja detalhe
do aparelho) e na entrada de rede do computador de mesa

3 - Instale o programa do roteador, que acompanha o produto. Siga as instruções e preste atenção quando for configurar a rede. O SSID corresponde ao nome da rede e WEP à codificação da senha (use oito caracteres com letras e números ou símbolos)

4 - Escolha a opção internet sem fio de seu dispositivo e peça para procurar as redes disponíveis. Ao localizar o nome da sua rede, escolha conectar e forneça a senha
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017