• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Gastrô »

Versátil e saudável

Ele pode ser usado em pratos salgados, drinques ou sobremesas. Abuse do iogurte e aproveite os benefícios desse ingrediente para deixar as receitas mais nutritivas e menos calóricas

Blima Bracher - Redação Publicação:28/01/2013 14:14Atualização:28/01/2013 14:36
Prato indiano baluchi murg tangri, que leva iogurte em sua composição (Thyago Rodrigues/Divulgação)
Prato indiano baluchi murg tangri, que leva iogurte em sua composição
Ele é leve, saboroso e muito rico em nutrientes, características apreciadas desde os tempos mais remotos. Segundo registros históricos, a origem do iogurte remonta à pré-história, quando os animais começaram a ser domesticados. A data e o local exatos de seu surgimento são desconhecidos, mas tudo indica que teriam sido os pastores do Oriente Médio que começaram a domesticar mamíferos, como vacas, ovelhas, camelos e cabras, armazenando o leite desses animais em marmitas de barro em temperatura ambiente. O clima desértico criava as condições ideais para que o líquido fermentasse, produzindo um tipo rudimentar de iogurte. Outros registros dão conta de que a iguaria possa ter aparecido junto d\aos antigos povos nômades dos Bálcãs e, também, nas zonas de estepes da Ásia Central.

História à parte, fato é que essa delícia resistiu ao tempo e ultrapassou fronteiras, sendo amplamente consumida no mundo inteiro. Seu uso culinário também é milenar, estando presente em cozinhas tradicionais, como é o caso da indiana.  “O iogurte é um ingrediente básico na culinária da  índia e é usado em pratos doces e salgados. É uma tradição. Exemplo disso é que ele está presente em 90% das entradas indianas. O ingrediente confere suavidade e cremosidade aos pratos”, diz o chef indiano Virendra Singh, do restaurante Maharaj, em Belo Horizonte.

“O iogurte é um líquido espesso, claro e ligeiramente ácido, obtido pela fermentação do leite. Mas sua consistência pode variar”, completa Virendra. “Quando cheguei ao Brasil, notei que o iogurte daqui tem menor consistência e é mais cremoso que o nosso. Por isso tive que adaptar nossas receitas ao estilo local”, conta o chef.

Além de ser saboroso, o iogurte traz benefícios para a saúde. “Por causa dos fermentos lácteos, a bebida é de fácil digestão e, por isso mesmo, indicada para pessoas com problemas gastrointestinais”, diz a nutricionista Maria Amélia Ribeiro. O alimento também auxilia no bom funcionamento do intestino e contém cálcio, que ajuda no fortalecimento dos dentes. Isso sem contar que auxilia nas dietas de emagrecimento, podendo substituir ingredientes, como o creme de leite, diminuindo bastante a quantidade de calorias dos pratos. Um copo de 200 gramas de iogurte natural integral tem, em média, 155 calorias. A mesma quantidade de iogurte natural desnatado soma 75 calorias, ao passo que 200 gramas de creme de leite integral possuem até 600 calorias.

Encontrada em diferentes versões: batida ou com pedaços de frutas, natural ou desnatada, “a iguaria deve fazer parte do cardápio de quem se preocupa com a saúde”, diz a nutricionista.  O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Por isso, além de ter caído no gosto do brasileiro, o ingrediente conquista cada vez mais os chefs de cozinha, que o utilizam no preparo de vários pratos, além de drinques e sobremesas.

 (Eugênio Gurgel)

Crema catalana brûlée com iogurte, morangos e manjericão

Ingredientes
1 litro de leite integral
8 gemas de ovo
100 ml de iogurte natural
16 folhinhas de manjericão
4 morangos
150 g de açúcar cristal
Casca de um limão siciliano (sem a parte branca)
1 rama de canela
40 g de amido de milho
50 g de açúcar mascavo

Modo de preparo
Ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Dissolva o amido de milho com um pouco do leite para evitar que forme caroços. Adicione as gemas e o amido ao leite e volte com a panela ao fogo até que levante fervura. Retire do fogo e deixe resfriar em temperatura ambiente. Coe a mistura, retirando a casca de limão e a canela. Distribua o iogurte no fundo de quatro vasilhas, sobrepondo a crema catalana. Leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Na hora de servir, polvilhe o açúcar mascavo e caramelize com um maçarico. Disponha o morango cortado em quatro e as folhinhas de manjericão.


 (Eugênio Gurgel)
Caipiberry


Ingredientes
80 g de iogurte de frutas vermelhas
50 ml de cachaça
20 ml de néctar de hibisco

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes e sirva em seguida.



















 (Eugênio Gurgel)

Iogurte e açúcar mascavo em crosta de nozes

Massa - Ingredientes
100 g nozes
150 g farinha de trigo
1 pitada de sal
50 g de açúcar mascavo
80 g de manteiga cortada em pequenos pedaços

Massa - Modo de preparo
Pré-aqueça o forno, torre as nozes por 5 minutos e deixe esfriar. Triture metade até ficar bem fino e quebre a outra metade em pedaços maiores. Misture as nozes, a farinha, o sal e o açúcar com as pontas dos dedos. Adicione a manteiga e misture até formar uma farofa. Faça uma bola com a massa. Se necessário acrescente água aos poucos para unir. Abra a massa em superfície com farinha e coloque em forma de torta. Reserve no freezer até o recheio ficar pronto.

Recheio - Ingredientes
300 ml de iogurte
2 ovos
50 g manteiga derretida
10 ml de extrato de baunilha
20 g de açúcar
30 g de farinha de trigo

Recheio - Modo de preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque por cima da massa na forma e leve para assar por 35 minutos.

 (Geraldo Goulart)

Trio de smoothies

– Manga com maracujá

Ingredientes
30 g de polpa de manga
30 g de polpa de maracujá
1 bola de  sorvete batido com suco de frutas e chantilly
50g de iogurte natural integral

– Morango com mamão

Ingredientes
30 g de polpa (compota) de morango bem-amassado
30 g de polpa de mamão
1 bola de  sorvete batido com suco de frutas e chantilly
50g de iogurte natural integral

– Manga com maracujá

Ingredientes
30g de compota de maracujá bem-amassado
30 g de polpa de kiwi
1 bola de  sorvete batido com suco de frutas e chantilly
50g de iogurte natural integral

Modo de preparo dos smoothies
Misture o duo de polpas de cada um dos smoothies e reserve. Bata no liquidificador o suco, a água e o sorvete. Coloque a metade do preparo das frutas no fundo da taça. Coloque o restante do preparo das frutas e o restante do iogurte. Sobre essa última camada, coloque lentamente o shake batido. Arremate com uma flor de chantilly e alguns pedaçinhos da fruta.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017