• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Carnaval 2013 »

Escolas homenageiam grandes nomes no carnaval 2013

Da redação - Redação Publicação:30/01/2013 14:48Atualização:30/01/2013 15:13
O ativista Chico Mendes (Reprodução)
O ativista Chico Mendes
Harmonia é o tema do carnaval deste ano em Brasília, um sentimento que dois grandes brasileiros que serão homenageados por escolas de samba tinham em comum. A Unidos do Riacho Fundo tem o enredo deste ano, o ativista “Chico Mendes – o guardião da floresta”. O também seringueiro e sindicalista, lutou contra o desmatamento da amazônia e levantou a bandeira de que é possível o homem progredir e conviver com a natureza respeitando-a.

Em busca de ascensão ao Grupo Especial, a agremiação será a quinta e última escola a desfilar pelo grupo de acesso, na segunda-feira, dia 11. A trajetória percorrida pelo ativista ambiental será apresentada em dois carros alegóricos, sete alas e 360 componentes.

A cantora Elza Soares (Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
A cantora Elza Soares
Outra homenageada de 2013 será a diva da música brasileira Elza Soares, a mulher que mostrou a perfeita harmonia entre a voz rouca e o poder da superação da pobreza pela música. Em meados de 1950, Elza Conceição Soares, foi caloura do programa que Ari Barroso apresentava na Rádio Tupi, no Rio Janeiro. A menina pobre e mal vestida foi recebida com a seguinte pergunta pelo apresentador: "De que planeta você vem, minha filha?". "Do planeta fome", respondeu a caloura, que viria a se tornar estrela da história musical do país. Essa resposta dá nome ao enredo que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho apresentará no Carnaval 2013.

A homenageada será destaque do quarto carro da escola. A Bola Preta sai com quatro alegorias, 13 alas e 850 componentes. A agremiação será a última a desfilar na Passarela da Alegria na terça-feira, dia 12.

NOVIDADE

Para facilitar o acesso do público, os desfiles de blocos e escolas de samba foram transferidos de volta para o centro da capital, no Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Palácio do Buriti. Nos últimos oito anos, a festa foi realizada no Ceilambódromo, em Ceilândia.

O Governo do Distrito Federal já divulgou nesta terça-feira a programação da festa, que ocorrerá de 9 a 12 de fevereiro e contará com seis escolas de samba do Grupo Especial e 10 do Grupo de Acesso, além de quatro Blocos de Enredo. Mais informações também pelo site www.ligadosblocos.com.br.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017