• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Estilo I Make Up »

Rímeis são a sensação da temporada

Marcas de beleza disputam mercado lançando várias máscaras de cílios que prometem diversos efeitos, de pelos volumosos até alongados

Graziele Raposo - Redação Publicação:04/02/2013 15:41Atualização:04/02/2013 15:50
A designer de moda Juliana Brant não dispensa o olhar marcante nem para ir apenas à padaria (Eugênio Gurgel)
A designer de moda Juliana Brant não dispensa o olhar marcante nem para ir apenas à padaria

Quem não sonhou em ter um olhar poderoso e arrebatador apenas se valendo de truques de maquiagem? Relembrando a febre dos anos 60, quando a modelo Twiggy, símbolo da época, apresentava um olhar de puro glamour em tanto rímel, a temporada é de ousar no volume e na curvatura dos cílios. Os efeitos tão poderosos e naturais podem ser alcançados por diversos tipos de rímel.

Adepta do olhar fatal, a designer de moda Juliana Brant possui nada menos que sete rímeis de marcas e funções diferentes. "Sempre tive os cílios bem longos, então o rímel que promete volume certamente é o que mais me interessa. Já usei de todas as marcas, nacionais e importadas. Os que prometem alongar os cílios geralmente não têm erro porque o efeito é criado através do tipo de escovinha, diferente dos que prometem volume, que tem sua fórmula mais consistente", acredita a designer.

Amante de maquiagem desde criança, quando observava a avó vaidosa em meio ao make up, Juliana aprendeu as técnicas aos 14 anos, quando passou a usar a maquiagem a seu favor. "Maquiagem é capaz de realçar o que cada mulher tem de melhor e ainda esconder alguns defeitinhos. Toda mulher deveria usar maquiagem, pois não existe nesse mundo alguém que não fique mais bonita assim", acredita ela.

Afinal, máscaras que prometem volume e alongamento extras são melhores que as básicas? A profissional do make up Irene Coelho acredita que o que diferencia um tipo do outro é a consistência do produto. "Os que prometem volumes milagrosos são mais consistentes, por isso dão mais volume. Claro que isso varia de marca para marca, mas o volume se dá pela consistência, não pelo formato do pincel".

A maquiadora fez várias pesquisas nos Estados Unidos ao longo de sua carreira e acredita que há muitos produtos enganosos no mercado. Para ela, um rímel de boa qualidade muda tudo. "Não existe aquilo de passar dez camadas de máscara para ficar com um olhar intenso. Com um bom produto, duas camadas são suficientes. Não faz sentido deixar os cílios como uma placa de tanta camada de rímel", observa.

No mercado há vários produtos nacionais e importados, cada um com uma definição. Há para curvar mais, alongar mais e dar mais volume. Cada marca difere o seu com promessas que podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do formato e espessura dos cílios. "Nada melhor que o bom e velho curvex para alongar e deixar os cílios bonitos. O rímel embeleza o olhar, mas não posso dizer que cada um faz um efeito diferente", opina Irene Coelho, do LG Studio. Ela consegue deixar todos os cílios bonitos e com volume independentemente do tipo de função prometida pelo produto.

Juliana Brant, que não dispensa o rímel nem para ir à padaria, discorda e acredita que há sim diferenças de produto para produto. "Já usei todas as marcas possíveis e constatei diferenças gritantes. O que mais uso atualmente é o Hypnôse, da Lancôme, que promete e cumpre todo o volume necessário. Com tantas opções no mercado, acabamos nos seduzindo sempre por novidades e lançamentos e há máscaras que desempenham melhor a função que outras".

Alta definição, alongamento extremo, alongamento panorâmico e sedutor, 12 vezes mais volume, cinco vezes mais curvados...São tantas as promessas nas embalagens que nos vemos seduzidas a comprar um rímel para cada função. Mas será que o uso diário não poderia causar algum problema? "Se a pessoa não tiver nenhuma alergia aos componentes da fórmula, não há problema em usar a máscara todo dia, desde que também ela seja cuidadosamente retirada", lembra Ana Cláudia Lyon, dermatologista.

Para a médica, o excesso de maquiagem pode trazer algum tipo de irritação para quem usa lentes de contato, que merecem mais atenção. A retirada do produto antes de dormir é fundamental, sempre com uma loção demaquilante própria para a área dos olhos. Ana Cláudia conta que rímeis com função de volume e alongamento extras são tão bons quanto os básicos, o que os diferencia é a consistência de suas fórmulas. "Eles não vão fazer mais mal à saúde dos olhos que os demais".

Não importa qual tipo de rímel que você usa, o importante é ficar atenta à validade do produto. "Maquiagem tem sim data para vencer e é importante seguir a recomendação do fabricante. Se o rímel ressacar, mas ainda estiver dentro da validade, adicione umas gotinhas de soro fisiológico ou colírio estéreo. Água da torneira, jamais, pois ela pode estar contaminada e isso trazer problemas", pondera Ana Cláudia Lyon. Seguindo as recomendações e experimentando os diversos tipos de rímeis, garantir um olhar de diva ficou ainda mais simples.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017