Presente nas fórmulas das marcas de produtos naturais mais conhecidas no mundo, o murumuru - palmeira nativa da região amazônica - é um fruto de coloração avermelhada, rico em nutrientes das matérias-primas vegetais. O óleo extraído desta semente, cultivada sem agrotóxicos, é utilizado na hidratação intensiva da pele. A preferência de muitas mulheres por emolientes orgânicos tem dois principais motivos: os produtos não são agressivos à cútis e proporcionam nutrição, permitindo uma sensação de contato com a natureza, como se estivesse em um rio, cercado por árvores, plantas, pássaros e a luz solar."O esfoliante de murumuru orgânico aperfeiçoa a ação dos cuidados corporais e pode substituir o sabonete", recomenda a esteticista Adalgisa Lima, do Instituto de Beleza Anna Pegova.
É importante distinguir o murumuru de outras fontes já conhecidas, tais como: cacau, cupuaçu e karitê. Apesar de que estas manteigas naturais também são ricas em vitaminas e contribuem no tratamento da pele ressecada. "Não há prescrição quanto ao uso do emoliente dessa palmeira, podendo ser utilizado em qualquer tipo de pele - principalmente, na barreira cutânea da pele seca, onde o poder dessa substância é sentido na íntegra", conta a profissional.
Incluída nas composições de vários esfoliantes famosos, a maravilha das matas do Pará foi incluída também na linha de produtos da marca francesa Anna Pegova, com o Gommage Corps Moussant (foto). O mousse esfoliante elimina as células mortas, além de favorecer um bronzeado uniforme. Traz, ainda, a erva verbena e fruto damasco, que oferecem ação antioxidante.
A eficiência do murumuru e sua riqueza em ácido láurico, mirístico e oléico devem ser levadas em conta na hidratação corporal. E para melhorar o que já era ótimo, o produto possui uma fragrância própria e adocicada, já apresentando textura cremosa. "As propriedades terapêuticas dos óleos láuricos previnem o envelhecimento precoce, as rugas e estrias, sem contar na eficiência em massagens terapêuticas", acrescenta a especialista