• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Negócios »

40% dos nerds querem ter o próprio negócio

Pesquisa também mapeou marcas e personalidades mais lembradas por esse público brasileiro

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:06/02/2013 16:44Atualização:06/02/2013 17:08

 (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
 

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ilumeo no maior evento digital brasileiro, o Campus Party, revelou que 40% dos jovens que estudam ou trabalham com tecnologia querem abrir um negócio próprio nos próximos dois anos. Eles têm em mente de duas a três ideias que acreditam ser promissoras no mercado.


A pesquisa levantou também os fatores que, na opinião dos -campuseiros-, impedem que os projetos saiam do papel. Dentre eles, o principal foi a falta de recursos ou apoio financeiro para dar o primeiro passo. 44% dos respondentes consideram que o investimento inicial é o maior impeditivo.


Entretanto, dinheiro não é o único problema. A dificuldade em conciliar a startup com os estudos (15%), a falta de capacitação técnica (14%) e a falta de conhecimento sobre administração e mercado (12%) também são barreiras consideráveis para esses jovens.
As marcas patrocinadoras mais lembradas pelos campuseiros foram Intel (17%), Vivo (8%) e Nvidia (8%). Dentre as marcas consideradas relevantes, mas que participaram do Campus Party estão Apple (14%), Google (9%) e AMD (5%).


Foi perguntado qual é a personalidade do mundo tecnológico que eles mais admiram. 75% das pessoas responderam Steve Jobs. Mas ao serem estimulados a pensarem em uma personalidade viva, o resultado torna-se muito mais difuso, aparecendo nomes como Bill Gates, Carlos Morimoto, Mark Zuckerberg, Larry Page e Jon Maddog.


A pesquisa foi realizada com 258 jovens do Campus Party, que ocorreu de 28/02 a 03/03, em São Paulo.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017