• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ciência »

Descoberto planeta "habitável" próximo à Terra

Cientistas de Harvard acharam um planeta localizado a apenas 13 anos-luz do nosso, com condições de sustentar vida

Renata Giraldi - Agência Brasil - Redação Publicação:07/02/2013 14:39Atualização:07/02/2013 14:59
Concepção artística do planeta, com duas luas em sua órbita (David A. Aguilar/CfA/Harvard/Divulgação)
Concepção artística do planeta, com duas luas em sua órbita
A astrônoma Courtney Dressing, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta de um planeta com condições semelhantes às da Terra, a 13 anos-luz de distância - 1 ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. A conclusão faz parte de um estudo e mostra que há possibilidade de termos um ambiente similar ao nosso em outro sistema planetário, mas próximo ao solar. Até então, os cientistas acreditavam que os planetas potencialmente habitáveis poderiam estar a uma distância entre 300 e 600 anos-luz.

“Pensávamos que teríamos de procurar distâncias vastas para encontrar um planeta como a Terra. Agora percebemos que outro está provavelmente no nosso próprio quintal”, disse a pesquisadora de Harvard.

Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler, partindo da premissa de que as estrelas denominadas gigantes vermelhas (red dwarves, em inglês) podem ter planetas habitáveis em suas órbitas, uma vez que são estrelas comuns, menores e menos quentes do que o Sol.

A partir da análise de 75 bilhões de gigantes vermelhas existentes na galáxia, os autores do estudo chegaram à estimativa de que cerca de 6% dessas estrelas devem ter um planeta semelhante à Terra e que o mais próximo pode estar a apenas 13 anos-luz de distância.

“Essa taxa implica que será muito mais fácil do que pensávamos procurar vida fora do sistema solar", disse o coautor da pesquisa, David Charbonneau.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017