Mais de 125 mil brasilienses estão matriculados nas 600 academias da capital federal, segundo o Sindicato das Academias de Brasília (Sindicad/DF). Com mais de meio bilhão de reais movimentados por ano, Brasília disputa com o Rio de Janeiro o posto de segundo maior mercado de malhação no Brasil. Puxados pelo fenômeno das corridas de rua e pela qualidade de vida, nos últimos cinco anos, o número de academias saltou", atingindo o recorde de 600 estabelecimentos.
O hábito do brasilense de fazer exercícios físicos faz parte da rotina e, por isso, a capital disputa com o Rio de Janeiro o posto de segundo maior mercado de malhação do país, atrás somente de São Paulo. "Os brasilenses se preocupam mais com a qualidade de vida, até porque a cidade favorece esse sentimento", explica o gerente da Unique Fitness, Marcus Silvério.
De acordo com o Sindicad/DF, as grandes redes de academia que se expandiram na cidade contribuíram para o mercado, provocando uma concorrência favorável e ampliando o número de vagas para os profissionais de Educação Física.