• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cidade »

Parque Dom Bosco recebe investimento de R$ 3 milhões

Os recursos serão aplicados em obras para revitalização completa do local

Agência Brasília - Redação Publicação:04/03/2013 14:56Atualização:04/03/2013 15:22

Más condições na Ermida Dom Bosco. Sacos de lixo em área verde no parque, registro feito por fotógrafo do jornal Correio Braziliense em 2010 ( Bruno Peres/CB/D.A Press)
Más condições na Ermida Dom Bosco. Sacos de lixo em área verde no parque, registro feito por fotógrafo do jornal Correio Braziliense em 2010
 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, anunciou nesse sábado investimento de R$ 3 milhões em obras de recuperação na infraestrutura do Parque Ecológico Dom Bosco. O local foi contemplado pelo programa Brasília, Cidade Parque e receberá revitalização completa.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) – prevê a reforma da Capela e da Ermida, a construção de estacionamentos e de uma nova sede administrativa com salão destinado a eventos, além da instalação de bancos, ciclovias, mesas esanitários.

Um dos destaques das novas instalações do Parque Ecológico Dom Bosco será um moderno e sustentável sistema de transporte elétrico, destinado a visitas contemplativas no interior do parque.

Brasília, Cidade Parque

Inspirado nos ideais de Lucio Costa, o programa prevê a construção e a revitalização dos 72 parques e das 22 unidades de conservação do DF de forma sustentável. Os recursos, em sua maioria, são provenientes do pagamento das compensações ambientais e florestais pelos empreendedores. O Governo do Distrito Federal entra com serviço de limpeza e manutenção. Com o projeto, a intenção é oferecer mais qualidade de vida e saúde às comunidades vizinhas, que passarão a ocupar o espaço para atividades físicas, lúdicas e pedagógicas.

No ano passado, os parques da Asa Sul, Ezechias Heringer (Guará), Águas Claras, Saburo Onoyama (Taguatinga), Jardim Botânico, do Cortado, Jequitibás (Sobradinho), Olhos D'Água (Asa Norte), entre outros, receberam obras do programa. Para este semestre, além do Parque Ecológico Dom Bosco, estão previstas reformas nos parques da Estrutural, do Bosque (Sudoeste), Três Meninas (Samambaia), Sucupiras (Planaltina) e Águas Claras.

Parque

 

O Parque Ecológico Dom Bosco está localizado às margens do Lago Paranoá, no Lago Sul. Em uma área de 131 hectares, com fauna e flora típicas do cerrado, oferece trilha de cerca de 2km, com certo grau de dificuldade, pelo relevo acidentado. Possui, ainda, local próprio para banho no lago. Do local, tem-se uma vista panorâmica da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017