• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cidade »

Brasília e Washington, cidades-irmãs

Governo assina na capital americana parceria que cria laços de cooperação entre as duas cidades

Agência Brasília - Redação Publicação:14/03/2013 15:29Atualização:14/03/2013 15:34

 (Breno Fortes/CB/D.A Press e SXC)
 

O governador Agnelo Queiroz e o prefeito do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, Vincent C. Gray, assinam, nesta sexta-feira, em Washington, um acordo de irmanação entre as capitais brasileira e norte-americana. O governador e a comitiva do GDF viajam nesta quinta-feira para os EUA onde cumprirão, até o dia 18, uma agenda que inclui debates sobre oportunidades de investimentos no DF e visitas a museus.

A condição de Brasília e Washington como cidades-irmãs, proposta pela prefeitura da capital norte-americana, permitirá a ampliação das oportunidades globais e de cooperação entre as duas cidades. A expectativa do GDF é que a parceria contribua com a organização dos eventos de grande porte em Brasília, com destaque para a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014.

A aproximação entre as duas capitais também favorecerá um esperado fluxo de investimentos em projetos estratégicos desenvolvidos atualmente pelo GDF, como o Parque Tecnológico e o Centro Financeiro Internacional.

Acompanhado pela ministra Marta Suplicy, que se juntará ao grupo com a comitiva do governo federal, Agnelo Queiroz se reunirá, também nesta sexta-feira, com a equipe curadora do News Museum, chefiada pela vice-presidente da instituição, Cathy Trost, e com a equipe responsável pelo Museu de História Afro-Americana. No sábado, eles conhecerão o Museu de Arte Africana, do Smithsonian Institute.

O objetivo dos encontros é colher experiências que contribuam com a instalação do Museu Nacional Afro-Brasileiro de Cultura e Memória, em Brasília.

Mesa redonda

 

Já na condição de cidades-irmãs, as possibilidades de aproximação econômica entre Brasília e Washington serão tema de uma mesa redonda na segunda-feira. O debate sobre as oportunidades de investimentos e negócios no DF e Região Metropolitana reunirá representantes empresariais e políticos dos EUA, o governador Agnelo Queiroz e a comitiva que o acompanha: os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guthemberg Uchôa; de Turismo, Luis Otavio Rocha Neves; de Cultura, Hamilton Pereira da Silva; de Comunicação, Ugo Braga, e o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão.

Entre os norte-americanos que integrarão a mesa redonda estão representantes do Departamento de Estado e Comércio dos EUA, da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e da Câmara de Comércio norte-americana. Membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Export-Import Bank (Ex-Im Bank) também participarão do encontro.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017