Visto brasileiro de turismo para México é extinto
Brasil e México decidiram abrir mão da exigência do visto para viagens de turismo entre os dois países – ou seja, para viagens de menos de 90 dias. A medida será implementada “no mais breve prazo possível”, segundo nota divulgada pelo Itamaraty. A não-exigência do visto para turismo entre os dois países vigorava até 2005, quando foi suspensa.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, comemorou o acordo entre a diplomacia mexicana e a brasileira. “Nós, latino-americanos, temos traços culturais muito semelhantes, como a paixão pelo futebol e a devoção pela fé”, avalia Dino. “Esses dois traços identitários fazem do mexicano um público potencial para os próximos megaeventos que receberemos, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa do Mundo, além da Copa das Confederações”.
O México tem a segunda maior população católica do mundo – atrás justamente do Brasil – com, aproximadamente, 74,6 milhões de fiéis. Já a paixão pelo futebol, no país que já sediou duas Copas do Mundo, fez com que os mexicanos tenham sido um dos estrangeiros não-africanos que mais compraram ingressos para a última edição do torneio, na África do Sul, em 2010.
“São dois fatores que mostram um potencial muito grande para esse público na Copa do Mundo de 2014 e já este ano pela Copa das Confederações e JMJ, com o fator adicional do evento ser realizado com o primeiro papa latino-americano”, avalia Dino.