• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Economia »

Brasileiros voltam a ficar mais otimistas em relação à economia

Agência Brasil - Redação Publicação:01/04/2013 15:34Atualização:01/04/2013 15:39

A alta foi puxada principalmente pela melhoria nas expectativas sobre a inflação (SXC)
A alta foi puxada principalmente pela
melhoria nas expectativas sobre
a inflação
Os brasileiros voltaram a ficar mais otimistas em relação à economia, revelou pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Depois de três meses seguidos de queda, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 0,6% em março. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador teve aumento de 1%.


De acordo com a CNI, a alta foi puxada principalmente pela melhoria nas expectativas sobre a inflação. A percepção de que os preços estarão sob controle nos próximos meses fez a confiança sobre a expectativa de inflação subir 6,9% em relação a fevereiro e 4,7% na comparação com março de 2012.


Os brasileiros também estão mais otimistas em relação ao orçamento doméstico e à capacidade de endividamento. Em março, o índice de expectativa com a situação financeira das famílias aumentou 0,5% e o indicador de endividamento cresceu 2,3%.
Na avaliação da CNI, a melhoria nos índices de confiança pode ter efeito positivo no crescimento da economia em 2013. Isso porque consumidores confiantes tendem a comprar mais.


Apesar de mais otimista, os brasileiros continuam mais cautelosos em relação a alguns aspectos da economia em 2013. O índice de consumidores que pretendem comprar bens de maior valor caiu 1,6% e a expectativa de que o desemprego vai cair apresentou recuo de 0,7% em relação a fevereiro. No mesmo período, o índice de expectativa em relação à renda pessoal teve queda de 0,6%.


A pesquisa da CNI ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios de todo o país, entre 8 e 11 de março.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017