..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Beleza »

Planta medicinal previne a formação da acne

Hamamélis elimina toda a sujeira acumulada nos poros e o excesso de oleosidade

Da redação - Redação Publicação:03/04/2013 17:47Atualização:18/06/2015 08:32

Hamamélia é uma árvore de folha caduca da família Hamamelidaceae que pode atingir os cinco metros de altura (Divulgação)
Hamamélia é uma árvore de folha caduca da família Hamamelidaceae que pode atingir os cinco metros de altura
 

Estudos apontam que a mão humana abriga, em média, cerca de 150 tipos de bactérias. Vítimas de inflamações cutâneas, os espremedores compulsivos de cravos e espinhas só pensam em acabar com a acne. Há, no entanto, cremes antissépticos que hidratam; enquanto mantém a pele calma. “As emulsões de limpeza, por exemplo, conservam os tecidos macios e receptíveis à higienização’’, conta a esteticista Alessandra Aguiar, do Instituto de Beleza Anna Pegova, em Brasília.

Utilizada na produção de cosmecêuticos, a Hamamélis – planta arbustiva empregada tanto pela fitoterapia quanto pela homeopatia -, previne a formação da acne e é adstringente (isto é, remove os excesso de oleosidade e os traços de impureza por meio da penetração profunda nos poros).


Na estética, além de ser aplicada em cicatrizes e dermatites específicas, hamamélis também pode ser aproveitada na loção pós-barba. Alessandra ainda conta que os homens são beneficiados pela ação anestésica desta planta na hora do barbear, por exemplo. “Alguns homens sofrem com foliculite e o ato de tirar a barba vira um pesadelo constante. Os cosméticos à base de hamamélis permitem que a pele respire mais livremente e não apresente irritação’’, diz.


Os antitranspirantes também possuem hamamélis, como é o caso Deodorant Hypoallergénique. “Na superfície da pele reúnem-se aproximadamente 1.000 espécies microbianas diferentes. As axilas são um dos raros lugares no corpo onde a temperatura é 37 graus; enquanto que na camada córnea varia entre 31 e 32 graus, lugar preferido da proliferação bacteriana’’, explica. A flora bacteriana é responsável por odores, porém, a hamamélis equilibra o pH da pele.


Hamamélis

 

O Hamamélis é uma planta arbustiva ou arbórea de pequeno porte, normalmente encontrada com dois a três metros de altura. Praticamente utiliza-se a planta inteira, como folhas, cascas e os galhos. A grande concentração de taninos é sem dúvida o fator responsável pelas suas atividades, sendo que a casca chega a possuir até 12% de taninos. Com propriedades desinfectantes, reduz a bactéria e ajuda a prevenir a inflamação da cútis.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017