• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Saúde »

HRT recebe aparelho para mapear fígado

Hospital é o primeiro do SUS a fazer exames sem a necessidade de corte e perfuração do órgão

Agência Brasília - Redação Publicação:04/04/2013 19:02Atualização:04/04/2013 19:05

 (Renato Araújo SES)
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) recebeu um novo aparelho para o mapeamento de fígado, chamado Fibroscan. O equipamento permite realizar testes, no ambulatório de gastroenterologia, sem a necessidade de corte e perfuração no órgão. A aquisição torna o hospital a primeira unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer esse tipo de exame.

 

O mapeamento do órgão dura de cinco a dez minutos e analisa uma área 100 vezes maior do fígado, quando comparado à biopsia. Isso diminui a chance de erro por amostragem.

O equipamento foi oficialmente entregue nesta quarta-feira pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, durante visita ao hospital. "Estamos diante de um modelo de excelência em assistência médica no Distrito Federal. Com a utilização dessas novas tecnologias, o ganho será do paciente", afirmou Barbosa.

O HRT é especializado em atendimento de endoscopia digestiva e referência no tratamento de hepatite. Segundo o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, o uso do Fibroscan é uma conquista para a qualidade de vida do paciente. "Por ser um exame não invasivo e indolor, podemos realizar o atendimento no consultório médico, sem necessidade de internação", destacou.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017