Vigilância sanitária cria selo de qualidade para bares e restaurantes
Ação faz parte do Programa de Certificação Sanitária para a Copa de 2014
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde lança nesta segunda-feira, o selo que irá certificar a qualidade sanitária de bares e restaurantes do DF, com o objetivo de melhorar as condições do serviço que é atualmente oferecido aos clientes.
"Os estabelecimentos são classificados, após inspeção, com as letras A, B ou C, de acordo com o risco sanitário oferecido. Dessa forma o consumidor saberá as reais condições do estabelecimento que frequenta", explicou Manoel Neto, diretor da Divisa.
Segundo o gerente de Alimentos do órgão, André Godoy, "a categorização" dos serviços de alimentação a partir de critérios sanitários é "uma realidade em cidades como Nova York e Londres".
"Todas essas experiências apontam uma grande aceitação por parte dos consumidores e uma melhoria significativa do perfil sanitário dos serviços de alimentação", enfatizou o gerente de Alimentos da Divisa.
Os primeiros 15 selos de certificação sanitária serão entregues aos estabelecimentos do setor em cerimônia no restaurante Soho, no Pontão do Lago Sul.
A ideia é traçar estratégias mais efetivas para melhorar os serviços ofertados ao consumidor e também fazer com que a população leve em conta a questão sanitária ao escolher o estabelecimento que vai frequentar.
Além da certificação por meio do selo, a Vigilância Sanitária espera ajudar todos os estabelecimentos que atuam de forma irregular, ao treinar e orientar os funcionários dos bares e restaurantes.