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Comportamento »

A primeira impressão é mesmo a que fica

Especialista dá dicas do que fazer ou evitar quando se quer melhorar a imagem pessoal e profissional

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:12/06/2013 17:46
 (Reprodução)
Quando se trata de relacionamentos profissionais, saber se portar em variados ambientes é essencial. De acordo com o Management Institute of Tecnology dos Estados Unidos os três primeiros segundos do contato entre as pessoas já é suficiente para se ter uma impressão do outro. Ainda segundo os pesquisadores americanos, alguns pontos são levados em conta nesse contato interpessoal. A aparência vem em primeiro lugar, seguida pelo tom de voz, conhecimento da língua e postura.

Para Silvana Lages, consultora especializada em imagem, postura e comportamento profissional, quando se quer conseguir um bom emprego, ou mesmo impressionar alguém, é preciso levar em conta alguns fatores, que devem ser seguidos no dia a dia. "Se conheça, olhe verdadeiramente para o espelho e se enxergue como realmente é. Ao fazer essa autoanálise, você terá a noção exata do que fica bem para você, além de conseguir fazer escolhas mais assertivas", explica.

Deve-se ter cuidado também no uso das redes sociais, como Twitter e Facebook, já que muitas empresas utilizam essas ferramentas na hora de avaliar os candidatos a emprego ou mesmo acompanhar a evolução de seus funcionários. O site de empregos americano Jobvite fez pesquisa com 800 recrutadores, e destes, 64% utilizam os sites de relacionamento na hora de recrutar. No Brasil isso ainda não é uma realidade, mas empresas especializadas em contratação de pessoal já estão de olho nessa ferramenta, como o portal Vagas.

Confira abaixo dicas para ajudar sua imagem pessoal e profissional:

  • Tenha seus objetivos profissionais muito claros: saiba o tipo de profissional que é, como as pessoas o enxergam e como quer ser percebido por elas
  • Analise se a sua imagem pessoal corresponde com o seu conhecimento: a relação entre embalagem e conteúdo deve ser equilibrada. Você não pode, nem deve vender uma imagem do que não é, porque assim não conquistará credibilidade junto aos outros
  • Imagem não é algo estático: precisa ser adaptada o tempo todo, seguindo as mudanças que acontecem em sua vida
  • Nunca relaxe: às vezes o profissional cai no comodismo e acaba deixando de lado preocupações essenciais para o sucesso
  • Mantenha a alegria e a positividade: não adianta adequar a imagem e a postura e se fechar para os outros, cultivando o pessimismo. O foco é o equilibro. O otimismo traz as pessoas pra mais perto de você
  • Nunca se esqueça de sorrir: abuse das palavras mágicas "obrigado”, “desculpa”, “por favor”, “com licença”, etc.


Fonte:
Silvana Lages
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EDIÇÃO 55 | Julho de 2017