Homens desejam viajar mais que as mulheres
A diferença ainda se explica pelo salário maior dos homens
A intenção de viajar dos homens é maior que a das mulheres, de acordo com a última Pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem realizada em maio pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo. Cerca de 35% dos homens demonstraram desejo de viajar. Entre as mulheres, o percentual é de 30%. Desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2006, a ideia de arrumar as malas e sair para algum destino é maior entre eles.
Os homens ganham mais - e isso explica o maior desejo de viajar, afirma a pesquisadora em psicologia do consumo do Centro Universitário de Brasília, Amália Pérez. Ela diz que as mulheres recebem 30% a menos que os homens e geralmente quem ocupa os cargos de chefia são eles. "Além disso, quando o casal se separa, quem fica com os filhos é a mulher, ou seja, quase não sobra salário para viajar", comentou.
No quesito hospedagem, mais homens (71%) preferem ficar em hotéis do que mulheres (61%) e elas são maioria (27%) quando a opção é se hospedar em casas de familiares. Apenas 20% dos homens têm essa preferência. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo por telefone em dois mil domicílios.