• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo »

Nordeste amplia participação no turismo de negócios

Ícones do turismo de sol e praia, Recife e Fortaleza despontam para o turismo de negócios

Da redação - Redação Publicação:04/07/2013 18:13Atualização:04/07/2013 18:17

Porto de Galinhas, em Pernambuco a cada ano se torna o destino preferido para os recem casados que procuram as praias do Nordeste brasiileiro. Na foto, casais andam sobre as águas nos arrecifes em frente a praia da Vila (Carlos Altman/EM)
Porto de Galinhas, em Pernambuco a cada ano se torna o destino preferido para os recem casados que procuram as praias do Nordeste brasiileiro. Na foto, casais andam sobre as águas nos arrecifes em frente a praia da Vila
 

O Nordeste é a região brasileira que apresentou, em 2012, a maior expansão em atividades relacionadas ao turismo, de acordo com os empresários mais influentes do setor, entrevistados para a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) do Ministério do Turismo. O mercado de feiras e eventos foi o que mais se destacou entre as cidades nordestinas. Isso se deve, especialmente ao aumento da procura do turista por destinos nacionais, revela a Pacet.


Entre as operadoras de turismo, das 51% que detectaram aumento de demanda para alguma região ou destino nacional, 81% citou cidades nordestinas. Dos nove setores ouvidos na pesquisa, três registraram crescimento dos negócios no Nordeste.

As cidades do Nordeste foram ainda apontadas ainda por 91% dos promotores de feiras como destinos em expansão neste mercado. Os destaques foram Recife e Fortaleza, ícones do turismo de sol e praia, que agora despontam para o turismo de negócios.

As organizadoras de eventos, outro segmento pesquisado pela Pacet, também registraram crescimento da demanda por congressos e convenções fora do eixo Rio-São Paulo. O Nordeste foi apontado por 52% dos empresários como região de expansão do mercado.

A 9ª edição da Pacet, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ouviu executivos de nove segmentos do setor de turismo que em 2012 faturaram R$ 57,6 bilhões e geraram 115 mil empregos. Os segmentos pesquisados são agências de viagens, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadores de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário, turismo receptivo.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017