Um encontro de sabores
Edição especial da revista mensal do Correio Braziliense traz os melhores estabelecimentos e profissionais do ramo gastronômico na cidade
Para brindar e consolidar o primeiro ano de circulação da revista Encontro Brasília na capital, a publicação lançou no último final de semana uma edição especial voltada para os temperos, receitas e aromas do cenário gastronômico brasiliense. Já com uma trajetória de 11 anos sucesso em Minas Gerais, o projeto contou com a avaliação de 50 jurados e mais de 80 mil votos na internet para eleger o melhor da cidade no ano de 2013.
Com matérias voltadas para a história, o comportamento e as tendências da cena culinária em Brasília, a revista convida para uma leitura que dá água na boca do começo ao fim. Em meio às fotos de produção exclusiva para a edição e textos apurados para contar o histórico de cada vencedor, a Encontro Gastrô Brasília oferece um guia com 700 endereços de estabelecimentos que fazem do quadrado sem esquinas um cerrado de destaque nacional. Entre 37 categorias, os leitores podem ver ainda o resultado popular dos eleitos pela internet, o júri convidado para dar seu voto e entender a razão da equipe editorial em escolher pessoas não especializadas na área gastronômica, para assim, captar a percepção de frequentadores comuns dos serviços que a cidade oferece.
“Nossa preocupação não é a de apresentar revistas gordas por si só, mas, sim, a de produzir um conteúdo que realmente faça a diferença e que acrescente na vida dos brasilienses e dos que passam por esta cidade”, avisa o diretor e editor da Encontro Brasília, André Lamounier, sobre o conteúdo das 228 páginas.
Satisfeito e, ao mesmo tempo surpreso com a dimensão alcançada pela publicação ainda no período de votação pelo site da revista – a quantidade de votos é um recorde na cidade –, o jornalista tem consciência da responsabilidade da edição. “É este o maior mérito desta Encontro Gastrô: produzir matérias, guias, rankings com a seriedade e credibilidade das empresas que trazem a marca dos Diários Associados”.
Resultado de um trabalho de quatro meses, com um quadro de quase 20 profissionais, entre repórteres, fotógrafos, editores e diagramadores, a revista chega com uma tiragem de 57 mil exemplares e fica em circulação pelo período de seis meses ou até acabar sua disponibilidade nas bancas distribuídas.
A Encontro Gastrô Brasília é vendida nas principais bancas da cidade, ao valor de R$10. Com periodicidade anual, ela tem circulação por seis meses ou até durarem os estoques.
Ansiliero instruiu muitos brasilienses a
apreciar a alta gastronomia. Na foto,
ele segura um exemplar de bacalhau,
sua especialidade
- O senhor foi eleito como melhor chef da cidade. Depois de 25 de Dom Francisco e dezenas de prêmios, qual a sensação de ganhar um diretamente vinculado ao seu trabalho em uma cidade com cada vez mais restaurantes e chefs bem qualificados?
R: Eu acho que é gratificante e repercutiu muito. Muitos clientes ligaram, vieram aqui, falaram que gostaram muito do material. O pessoal disse que era justo. É uma sensação de que, como foi uma trajetória longa, difícil, valeu a pena. São 25 anos que os clientes me conhecem trabalhando efetivamente. Eu acho que isso que é importante. Você sabe que, mesmo com outros restaurantes abrindo, os clientes reservam um cantinho especial para frequentar o Dom Francisco.
- Com um restaurante já considerado um clássico de Brasília e com uma adega premiadíssima, a satisfação de ter resultados como esse muda ao longo do tempo?
R: Sempre que você é reportado por uma coisa que deu certo, que produz resultado e as pessoas gostam, direciona a gente à sensação de dever cumprido. Não existe um momento em que você para de ter prazer em comemorar resultados. A idade pode vir, você pode reduzir certos ritmos, mas continua com a inteligência lúcida para sentir-se bem e dar continuidade aos prêmios e à valorização positiva dos clientes. Isso, para mim, nesses últimos anos com muitas menções e matérias, foi, eu diria, quase uma coroação. Realmente é muito gratificante, depois de 25 anos, juntar isso tudo.
- Uma publicação e um prêmio como este inspiram, de alguma forma, a continuar nessa jornada gastronômica?
R: Inspiram. Esses dias eu estava conversando com os funcionários, a avaliação do cliente, a manifestação dele, é um dos nossos maiores pontos de inspiração e de desafio. O fato de a gente ter um reconhecimento, uma homenagem, muitas vezes, acima de fato daquilo que a gente fez, estimula a gente a ficar vigilante para continuar no caminho certo e com qualidade. Você não fica 25 anos, se você não tem um padrão de qualidade. Nesse sentido, o material foi perspicaz, porque a revista percebeu e captou a mensagem do público sobre a trajetória do Dom Francisco.
o Restaurante Revelação do ano, o
chef Rodrigo Cabral esbanja
talento, simpatia e bom humor
- Seu nome foi eleito tanto pelos jurados quanto pelo júri popular na internet como chef revelação. O que acha que o destacou em uma categoria em que chefs de significativos restaurantes da cidade também participavam?
R: Eu acho que a proposta que a gente trouxe na nossa cozinha em 2013, foi diferente do que a gente tinha em Brasília. Então eu acho que esse desafio de trabalhar a cozinha brasileira com o toque contemporâneo foi o que deu o grande destaque pra gente chegar nesses dois prêmios. E eu acho que é um desafio bacana porque, você imaginar que Brasília, com 52 anos, não tem nenhum restaurante de comida brasileira como o nosso, é um desafio e uma responsabilidade um tanto quanto grandes em relação à cozinha.
- Os resultados eram esperados?
R: Na verdade, a gente sempre torce pra ter os prêmios e ter esse reconhecimento público, mas foi uma grande surpresa. Tanto os dois prêmios, quanto a capa. Essa pra mim, sem dúvidas, foi uma das partes mais bacanas. O reconhecimento de você ter um prato seu colocado na capa de uma revista importante como a Encontro Gastrô vale tanto quanto os outros prêmios. E, sem dúvidas, foi um grande privilégio para mim.
- Essa é foi a primeira edição da Encontro Gastrô Brasília. Assim como o Ares, acha que a publicação deve contribuir pro cenário gastronômico da cidade?
R: Sem dúvidas ela vai contribuir bastante. Eu tive, durante esse final de semana, várias pessoas me mandando foto da capa, me mandando mensagem de parabéns pelos prêmios e tive muita procura pelo prato que está lá. Então, sem dúvida, é uma publicação importante que vai contribuir muito para o nosso cenário.