• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fitness »

Como preparar o corpo para o período de Carnaval

Há menos de três meses para o carnaval, o movimento de alunos nas academias de Brasília começa a se intensificar

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:15/01/2014 18:09Atualização:15/01/2014 17:20

 (Reprodução)
 

O período mais agitado do ano – o carnaval – está se aproximando, e com isso, algumas pessoas começam a preparar o corpo. Mas antes de cair no samba, é preciso preparo físico para aguentar os dias de folia. Até lá, as academias de Brasília esperam um aumento expressivo no número de visitas. Nas unidades da Rede Unique Fitness – localizadas no Sudoeste, Asa Sul e ParkShopping –, não será diferente, segundo o diretor Administrativo da rede, Diogo Salim. “Com a chegada do verão e do período de carnaval, o número de matrículas chega a aumentar em torno de 20% a 30%, aproximadamente”, afirma.

Para quem não tem o hábito de praticar exercícios, o professor de Educação Física, Magno Moacyr, orienta que antes de iniciar algum exercício, o aluno realize uma avaliação para checar o nível de condicionamento físico. “Procure seguir sempre à risca o que for orientado ou prescrito pelo profissional de Educação Física. Faça uma hidratação adequada e se alimente corretamente antes e depois da atividade”, explica.

Magno aconselha a importância do aluno sempre se manter ativo nas atividades durante todo o ano, e não apenas no período do carnaval. “O importante é se manter ativo durante todo o ano. Sempre busque a atividade física dentro de parâmetros recomendados para o seu perfil e nível de condicionamento. Respeitar os seus limites é primordial para a construção de um corpo saudável”, orienta o professor.

Faltando menos de três meses para a folia, o gerente da Unique Parque, Dirceu Lobo, explica que por meio de um planejamento coerente e muita dedicação, o aluno pode apresentar possíveis melhoras no nível de condicionamento físico. “Aliar um plano alimentar adequado ao programa de atividades físicas é importante na busca de um corpo esteticamente desejado”, afirma o gerente.

Na dúvida sobre qual exercício físico é mais adequado para adquirir fôlego e resistência no carnaval, Dirceu aponta algumas opções, como musculação, spinning, running, clube de corrida, natação e água trainning. “O mais importante é a pessoa se sentir bem com a atividade”, ressalta.

 

 Dicas para não perder o fôlego no Carnaval

 (Bruno Peres/CB/D.A Press)

-    Não exagere na folia, principalmente se você é sedentário;
-    Brinque à vontade, mas descanse e hidrate-se, bebendo água assim que sentir cansaço;
-    Não use salto alto. Prefira sapatos confortáveis;
-    Faça alongamentos. Se não for possível depois da folia, faço-os antes, todos os dias;

Sessão de alongamentos sugeridos pela Academia Unique Fitness

-    Em pé, segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando a parte anterior da coxa. Espere 15 segundos e troque de lado;
-    Em pé, pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna;
-    Na mesma posição, deixe uma das pernas flexionada à frente e estenda a outra para trás. Troque o lado;
-    Suba em um degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas;
-    Em pé, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas;
-    Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito;
-    Puxe o pescoço para o lado. Aguarde 15 segundos e troque de lado;
-    Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado;
-    Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. Segure cada posição por 20 segundos.

Fonte: Academia Unique Family Fitness Club

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017