• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Gastronomia »

Já começou a votação da Encontro Gastrô Brasília 2014

A premiação, que já existe há mais de 11 anos em Minas Gerais, foi um sucesso em Brasília, no ano passado, com 80 mil votos de internautas

João Paulo Martins - Redação Publicação:04/04/2014 15:38Atualização:04/04/2014 15:43
O Melhor Chef, segundo a Encontro Gastrô 2013: Francisco Ansiliero (Gustavo Moreno/CB/DA Press)
O Melhor Chef, segundo a Encontro
Gastrô 2013: Francisco Ansiliero
A gastronomia do Distrito Federal nunca esteve tão agitada. Com a chegada da revista e premiação Encontro Gastrô – que já existe desde 2002 em Minas Gerais –, o mercado passou a dar atenção às 37 categorias analisadas pela publicação, incluindo Bar/Botequim, Chocolateria, Cozinha Light/Salada, Feijoada, e, claro, as que valorizam os profissionais, como Chef e Barman/Bargirl.

Além de um júri convidado, a eleição da Encontro é a única que valoriza aqueles que entendem da qualidade dos estabelecimentos avaliados: os próprios consumidores. O voto do internauta pode fazer toda a diferença no resultado, já que chega a ter o peso de três jurados – neste caso, refere-se ao primeiro lugar da internet, que leva três pontos. A Gastrô foi a primeira publicação especializada no país a ouvir os internautas e a valorizar sua opinião.

Para se ter uma ideia, em 2013, primeiro ano da Encontro Gastrô Brasília, foram registrados 80 mil votos no hotsite criado especificamente para a eleição. Algumas categorias chegaram a ter os finalistas decididos pela opinião dos internautas. Em Carta de Vinhos, Bufê de Festa e Bar/Botequim, o primeiro lugar foi consagrado graças à decisão dos consumidores – em caso de empate, a votação da internet é o critério decisivo.

Trabalho bem-sucedido

A categoria mais charmosa (e concorrida), a de Melhor Restaurante da Cidade, em 2013, foi vencida pelo restaurante Taypá, que fica no centro comercial Fashion Park, no Lago Sul, em Brasília. Especializada na gastronomia peruana, ele também abocanhou o prêmio de Melhor Cozinha do Mundo. Quem está à frente da equipe das panelas é o chef Marco Espinosa, que é natural de Lima (Peru).

Como os profissionais também são valorizados pela Encontro Gastrô, vencer como Melhor Chef é a comprovação do trabalho bem realizado, e mesmo, da experiência à frente da cozinha. No ano passado, o título foi para Francisco Ansiliero, que é proprietário e chef do restaurante Dom Franscico. Com grande experiência na área, o "professor" – como é conhecido – ajudou muitos brasilienses a conhecer a alta gastronomia. "O bom da minha atividade é a troca de experiências. Sempre aprendo em minhas aulas", explica o chef, ao falar de suas aulas de gastronomia na unidade Asbac do restaurante, que se transforma em escola às tardes.

Realizada pela Revista Encontro Brasília com o apoio dos Diários Associados, a votação da Gastrô 2014 já começou. Ela vai até 3 de maio, e, no mês seguinte, serão conhecidos os grandes campeões, que são apresentados na revista especial. Para votar, basta acessar o hotsite www.encontrogastro.com.br, e escolher seu estabelecimento entre os disponíveis na lista sugestiva, ou então, digitar o nome do seu preferido – escolha "Outro" e então escreva o nome.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO