..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CULTURA »

A Cartomante: peça traz releitura de clássico a Brasília

Grupo Liquidificador encena no Teatro Goldoni montagem baseada no conto de Machado de Assis

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:02/06/2014 11:17Atualização:02/06/2014 12:07

Depois de viajar para Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o Grupo Liquidificador volta a Brasília para mais uma temporada do espetáculo A Cartomante. A montagem baseada no conto homônimo do escritor Machado de Assis fica em cartaz de 6 a 15 de junho, no Teatro Goldoni.
 

A proposta do grupo é apresentar o Machado de Assis, que está nas entrelinhas da obra (Felipe Ando/Divulgação)
A proposta do grupo é apresentar o Machado de Assis, que está nas entrelinhas da obra
Publicada originalmente em 1884, a história gira em torno do triângulo amoroso que se forma entre Vilela, sua esposa, Rita, e seu amigo de infância, Camilo. A trágica trama ganha, também, contornos de comédia por meio de uma linguagem performática, do jogo, do improviso e do diálogo entre atores e público. O realismo crítico e irônico do texto machadiano inspira nos espectadores uma reflexão sobre o poder das decisões e suas consequências diretas sobre o destino dos personagens, que caminham para um desfecho trágico e surpreendente.

Para transpor o conto para os palcos, o Grupo Liquidificador se debruçou sobre a obra de Machado de Assis. Misturando o universo machadiano aos universos pessoais dos atores, a companhia chegou a uma estética peculiar, que une elementos do flamenco, do melodrama e das culturas pop e cigana. Os personagens Vilela, Rita e Camilo são colocados no centro de uma arena, rodeados pelo público e por duas figuras essenciais para a trama: Machado de Assis, que aqui se transforma em personagem-narrador, interferindo na peça e dialogando diretamente com a plateia; e no canto oposto, a Cartomante, que também carrega certo poder sobre o triângulo amoroso, e rouba em alguns momentos a onipotência de Machado.
 
A releitura, assinada coletivamente pelo grupo e dirigida por Fernando Carvalho, tem tom de descontração e leveza, sem deixar de lado a qualidade e o significado da prosa do escritor Machado de Assis, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira. A proposta do Grupo Liquidificador é apresentar o Machado de Assis que está nas entrelinhas de sua obra.
 
 (Felipe Ando/Divulgação)
FICHA TÉCNICA


Autor:
Machado de Assis
Dramaturgia: Grupo Liquidificador
Direção: Fernando Carvalho
Elenco: Fernanda Alpino (Rita), Fernando Carvalho (Vilela), Iza Cavanellas (Machado de Assis), Kael Studart (Camilo), Karinne Ribeiro (A Cartomante)
Figurinos: Fernanda Alpino e Glauber Carvalho
Cenografia: Grupo Liquidificador
Desenho de Luz: Ana Quintas
 
 
SERVIÇO


A Cartomante
- temporada 2014


Data: de 6 a 15 de junho de 2014
Horário: sexta e sábado 20h, domingo 19h
Local: Teatro Goldoni (EQS 208/209)
Ingressos: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia)
Classificação Indicativa: 14 anos

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017