Copa do Mundo impulsiona visitação aos monumentos de Brasília
Complexo da Torre de TV aparece entre os pontos de maior atração para os visitantes
A Torre de TV foi, sem sombra de dúvidas, o lugar mais visitado pelos turistas que estiveram em Brasília para a temporada de Copa do Mundo. Estimativas da Polícia Militar apontam que aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local no dia do duelo entre Brasil e Camarões, jogo disputado em 23 de junho.
Reinaugurado recentemente, o local fica aberto das 9h às 20h e dispõe de uma vista surpreendente da cidade, com direito à Feira da Torre, Fonte Luminosa, o nome 'Brasília' em letras gigantes, Mezanino - que já conta com a Exposição 48 anos da Festa dos Estados - e Mirante. "É importante que os torcedores e moradores aproveitem para conhecer os belos pontos turísticos que a cidade tem", destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.
PALÁCIOS E MUSEUS - Existe ainda um circuito que o turista, em se tratando de capital federal, obrigatoriamente cumpriu. O político. Caminhar pela Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e palácios do governo tiveram um considerável aumento de demanda de visitantes. Algumas dessas instituições já tinham programas de visitação e outras aproveitaram o impulso proporcionado pelos turistas e aderiram a modalidades novas para apresentar o centro do poder a quem chega.
O Congresso Nacional tem o programa institucional Visite o Congresso, que recebeu entre 12 e 30 de junho, mais de 9 mil visitantes. Destes, cerca de 80% são brasileiros e 20% estrangeiros de 57 países diferentes, com destaque para Colômbia, Equador, Estados Unidos e França. No mesmo período em 2013, a casa legislativa atendeu 2.609 pessoas.
Particularmente no Senado, foi criado o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (Viibra). Na página do Viibra lançada no final de maio, o visitante pode conhecer as particularidades dos atrativos que integram o grupo.
Os palácios do Jaburu, pela primeira vez aberto a visitação, e da Alvorada receberam, entre os dias 12 a 20 de junho, cerca de 600 pessoas. Já a sede do Executivo brasileiro, o Palácio do Planalto, que em dias normais recebe cerca de 400 visitas por dia, chegou ao número médio de 1.350 pessoas.
No campo cultural, a expectativa é a de que 90 mil pessoas passem pelo Museu Nacional durante o Período do Mundial. Apenas entre os dias 11 e 22 de junho, o museu recebeu 36.322 pessoas. O dia de maior procura foi a sexta-feira (20), quando recebeu 8.338 visitas. "Esse aumento é grande, pois numa data normal, recebemos 800 pessoas por dia", explica João Bastos, administrador do espaço.