..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo »

Copa do Mundo impulsiona visitação aos monumentos de Brasília

Complexo da Torre de TV aparece entre os pontos de maior atração para os visitantes

Agência Brasília - Redação Publicação:09/07/2014 09:22Atualização:09/07/2014 11:05

A Torre de TV foi, sem sombra de dúvidas, o lugar mais visitado pelos turistas que estiveram em Brasília para a temporada de Copa do Mundo. Estimativas da Polícia Militar apontam que aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local no dia do duelo entre Brasil e Camarões, jogo disputado em 23 de junho.

Reinaugurado recentemente, o local fica aberto das 9h às 20h e dispõe de uma vista surpreendente da cidade, com direito à Feira da Torre, Fonte Luminosa, o nome 'Brasília' em letras gigantes, Mezanino - que já conta com a Exposição 48 anos da Festa dos Estados - e Mirante. "É importante que os torcedores e moradores aproveitem para conhecer os belos pontos turísticos que a cidade tem", destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.
 

 (Reprodução/Agência Brasília)
Mas quem vem à cidade não se prende apenas à Torre de TV. A Catedral Metropolitana também tem atraído visitantes de todas as regiões do país e do mundo. De acordo com a administração do local, mais de dois mil turistas passam pela atração turística todos os dias. Nesse circuito ecumênico, o Templo da Boa Vontade, localizado na Asa Sul, também atrai a atenção de quem passa. De acordo com a administração do local, há um aumento de 50% ao movimento natural, com uma média de cinco mil pessoas por dia.

 

 

PALÁCIOS E MUSEUS - Existe ainda um circuito que o turista, em se tratando de capital federal, obrigatoriamente cumpriu. O político. Caminhar pela Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e palácios do governo tiveram um considerável aumento de demanda de visitantes. Algumas dessas instituições já tinham programas de visitação e outras aproveitaram o impulso proporcionado pelos turistas e aderiram a modalidades novas para apresentar o centro do poder a quem chega.

O Congresso Nacional tem o programa institucional Visite o Congresso, que recebeu entre 12 e 30 de junho, mais de 9 mil visitantes. Destes, cerca de 80% são brasileiros e 20% estrangeiros de 57 países diferentes, com destaque para Colômbia, Equador, Estados Unidos e França. No mesmo período em 2013, a casa legislativa atendeu 2.609 pessoas.

Particularmente no Senado, foi criado o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (Viibra). Na página do Viibra lançada no final de maio, o visitante pode conhecer as particularidades dos atrativos que integram o grupo.

Os palácios do Jaburu, pela primeira vez aberto a visitação, e da Alvorada receberam, entre os dias 12 a 20 de junho, cerca de 600 pessoas. Já a sede do Executivo brasileiro, o Palácio do Planalto, que em dias normais recebe cerca de 400 visitas por dia, chegou ao número médio de 1.350 pessoas.

No campo cultural, a expectativa é a de que 90 mil pessoas passem pelo Museu Nacional durante o Período do Mundial. Apenas entre os dias 11 e 22 de junho, o museu recebeu 36.322 pessoas. O dia de maior procura foi a sexta-feira (20), quando recebeu 8.338 visitas. "Esse aumento é grande, pois numa data normal, recebemos 800 pessoas por dia", explica João Bastos, administrador do espaço.
 

Vista da Torre de TV, um dos pontos turísticos mais visitados na capital federal (Divulgação)
Vista da Torre de TV, um dos pontos turísticos mais visitados na capital federal
Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), as datas de maior movimento até agora foram os dias 18 e 16 de junho com, respectivamente, 175 e 151 visitantes. Ao todo, foram registradas 1.232 pessoas no local este mês. A BNB é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, idealizada na construção de Brasília, em 1960, e construída em 2002.

A Praça dos Três Poderes abriga as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, conta com o Museu da Cidade, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria Tancredo Neves. Ao todo, passaram nesses locais 15.213 visitantes entre os dias 12 e 24 de junho.

Ao final da Copa do Mundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal divulgará pesquisa com objetivo de traçar o perfil do público do evento. O trabalho começou em 10 de junho, na Rodoviária Interestadual de Brasília, com foco no fluxo de desembarque, a motivação da chegada. "Antes, durante e pós-evento até o dia 17 de julho, cerca de 35 pesquisadores estarão em pontos estratégicos da cidade para fazer o levantamento junto ao público", explicou a subsecretária de Políticas de Turismo do DF, Ariádne Bittencourt.

De acordo dados compilados pelo Ministério do Turismo, Brasília receberá cerca de 490 mil turistas, destes 79 mil estrangeiros. Os números apontam que a capital estará entre os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais, durante a Copa do Mundo FIFA 2014. A vinda dessas pessoas deverá deixar um montante de R$ 887 milhões, valor correspondente à permanência no país durante o Mundial e o interesse em conhecer pelos menos três cidades além da que será cidade-sede durante o Mundial.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017