..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Esporte »

Falta um ano para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Maior competição das Américas, o Pan servirá como preparação para muitos atletas brasileiros em direção ao Rio 2016

Portal Brasil 2016 - Publicação:10/07/2014 15:31Atualização:11/07/2014 08:15

Daqui a exatamente um ano, o esporte olímpico brasileiro dará mais um passo importante rumo aos Jogos do Rio de Janeiro 2016. Os atletas terão a oportunidade de representar o País no Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, sentir o clima olímpico de uma vila com representantes de várias nações e de buscar diversas medalhas.

O campeonato, que é o  terceiro maior megaevento multiesportivo do mundo, será disputado entre os dias 10 e 26 de julho do próximo ano, no Canadá.

Claudinei Quirino conquistou a medalha de ouro nos 200m no Pan de Winnipeg  (Brasil 2016/Divulgação)
Claudinei Quirino conquistou a medalha de ouro nos 200m no Pan de Winnipeg
Realizados de quatro em quatro anos, os Jogos Pan-Americanos são considerados a versão continental das Olimpíadas. Dentro do ciclo olímpico mais importante para os atletas brasileiros, a edição canadense do Pan será peculiar, já que o Brasil conta com vários esportes com vagas garantidas no Rio 2016, por ser país-sede.

Segundo o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 serão um momento importante na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. “Mas precisamos levar em consideração que, para alguns esportes, há vagas para Mundiais em disputa, e para outros, não. Algumas seleções podem ir com força total e outras, não. Por isso, faremos uma avaliação equilibrada, de acordo com o objetivo de cada modalidade”, observa Leyser.

Com a competição, os brasileiros terão a oportunidade de torcer e conhecer melhor os atletas que disputarão o Rio 2016 em modalidades com pouca visibilidade, como lutas associadas, tênis de mesa ou pentatlo moderno. Assim, o secretário considera o Pan 2015 como um aquecimento do público para os Jogos Olímpicos. “Provavelmente, os brasileiros terão a chance de conhecer algumas ‘caras novas’, para quem irão torcer em 2016”, diz.

A delegação nacional conta, até o momento, com 126 vagas garantidas, em 11 modalidades, segundo informações divulgadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para muitos esportes, as seletivas serão disputadas até a véspera do evento.

Seleção brasileira de vôlei feminino venceu a equipe de Cuba na final e conquistou a medalha de ouro no Pan de Winnipeg 1999  (Getty Images)
Seleção brasileira de vôlei feminino venceu a equipe de Cuba na final e conquistou a medalha de ouro no Pan de Winnipeg 1999
Toronto 2015


O Canadá tem tradição de acolher grandes eventos esportivos. A cidade de Winnipeg foi sede de duas edições dos Jogos Pan-Americanos, em 1967 e 1999. Em 2010, o país também foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade de Vancouver.

Com o tema “Jogamos Unidos”, o Pan de Toronto será disputado em 49 disciplinas esportivas. A novidade fica por conta da entrada do golfe, que também será disputado nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

História


Os Jogos Pan-Americanos foram criados com a intenção de fortalecer o esporte nos continentes americanos. Disputada de quatro em quatro anos, a competição conta com modalidades que fazem partes do cronograma dos Jogos Olímpicos e com outras que não são disputadas em Olimpíadas.

A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos foi realizada em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. De lá para cá, se passaram 63 anos, com 16 edições. Desde a criação, o evento mais do que dobrou de números de países, atletas e modalidades e se tornou uma das principais competições do calendário esportivo mundial.

Hoje cidade olímpica, o Rio de Janeiro sediou a competição e foi a capital do esporte das Américas em 2007. Anteriormente, a cidade de São Paulo recebeu o Pan de 1963.

Brasil no Pan


A melhor participação brasileira em Pan-Americanos fora de casa foi em 2011, em Guadalajara. Foram 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Esse resultado superou o desempenho em Santo Domingo 2003, quando o Brasil somou 123 medalhas (29 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze).

Nos Jogos Rio 2007, foram 157 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017