..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Educação »

Brasil conquista medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Com cinco medalhas conquistadas, Brasil deixou competição ocupando 34ª colocação no ranking geral dos 101 países participantes

Da redação - Redação Publicação:15/07/2014 09:40Atualização:15/07/2014 10:36
 (Reprodução/Internet)
A equipe brasileira de matemática retornou ao País com cinco medalhas conquistadas na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, sendo três de prata e duas de bronze. Com o resultado, o Brasil deixou a competição ocupando a 34ª colocação no ranking geral por países.

Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe, que também foi composta por Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo. O sexto membro da equipe, Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, recebeu uma menção honrosa.

As provas ocorreram nos dias 8 e 9 de julho. Cada estudante teve 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática. Realizada desde 1959, a IMO é a mais importante, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo e envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos e que não tenham ingressado na universidade.

Neste ano o evento foi disputado pela primeira vez no continente africano. Ao todo participaram da competição 560 estudantes de 101 países. A IMO de 2015 será realizada em Chiang Mai na Tailândia.

A escolha dos estudantes que representaram o Brasil na IMO 2014 foi feita a partir dos vencedores da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017