Terceira geração do Ka promete revolucionar mercado de compactos
O modelo da Ford nasceu revolucionário em 1997, caiu na mesmice 10 anos depois (em sua versão local) e agora retoma, em parte, a identidade global com adequações ao mercado brasileiro
Com o lançamento do Novo Ka a Ford completa o ciclo de renovação de todas a suas linhas de veículos de passeio que incorporam a frente boca de tubarão. Na verdade fica faltando o Focus, que apesar de ter sido recentemente lançado na América do Sul e ser um projeto atual e moderno em todos os sentidos, deverá receber em breve em sua versão europeia o design com a marca registrada da grade frontal. Isso pode e deve representar novidades nesse sentido para o modelo produzido na Argentina. Se o novo padrão está sendo seguido para todos os outros modelos, por que não para o Focus?
A versão topo de linha, a SEL, de R$ 39.990, acrescenta em sua lista de itens o controle de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HLA), rodas aro 15, faróis de neblina e alarme. Um passo em falso foi incluir o computador de bordo e ajuste de altura dos bancos apenas na versão SEL, ao contrário da maioria dos concorrentes que hoje tem esses itens de série já a partir da versão básica.
Outro ineditismo da Ford introduzido no novo Ka, em sua versão mais cara, é o sistema de assistência de emergência que faz uma chamada automática ao serviço público SAMU em caso de acidentes que acionam o airbag ou cortam o combustível. O novo Ka brasileiro é quase completo. Para ficar no mesmo nível do europeu precisaria ter o sistema start/stop e o Isofix para prender com maior segurança as cadeirinhas de bebês.
A modernidade do novo Ka está também escondida sob o capô. O motor é 1.0 bicombustível de três cilindros de 85 cv, que a Ford apresenta como o mais potente e econômico entre os motores de 1 litros, inclusive entre os de quatro cilindros. O câmbio é manual de cinco marchas e a Ford garante que não tem planos de oferecer a transmissão automatizada.
Segundo dados do fabricante o novo Ka “tem o menor consumo de combustível entre todos os veículos com ar-condicionado, atestado pelo selo A de eficiência energética do Inmetro/CONPET. Faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada”. A sua tecnologia eletrônica de partida a frio, desenvolvida para a aplicação flex, promove o aquecimento controlado do etanol em temperaturas inferiores a 18ºC e dispensa o tanquinho extra de gasolina.
O Novo Ford Ka tem dimensões externas compactas – comprimento total de 3.886 mm, largura de 1.693 mm sem espelhos e distância entre-eixos de 2.489 mm – e a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda no aproveitamento de espaço interno.
O novo Ka quer ser líder de mercado. Em termos de conteúdo oferecido é muito competitivo e tem em sua versão top de linha a melhor relação custo-benefício, ao contrário dos concorrentes que normalmente reservam para essa situação a versão intermediária. Entre os nacionais o Ka é o terceiro a receber motor 1.0 com três cilindros. Antes dele vieram o Hyundai HB20, o VW Fox BlueMotion 1.0 e mais recentemente o VW up!