Inflamação no ouvido do cachorro pode até causar surdez
Os donos devem dar atenção especial às raças mais peludas, em que os pelos tampam os ouvidos, pois, após o banho ou natação, se não forem secos de forma correta, podem acabar inflamados, com otites
Quanto aos sintomas, Cláudia alerta que é preciso que os donos fiquem atentos a pequenos sinais. "O cão sente muita dor nos ouvidos, balança a cabeça excessivamente, coça e esfrega a orelha nos lugares. Pode haver ainda um odor forte na região auditiva", explica. Como consequência da dor, o animal tem falta de apetite, prostração, perda de peso e queda da qualidade de vida. Se não tratada por completo e com rapidez, a inflamação pode atingir estruturas mais internas podendo levar até mesmo à surdez.
Prevenção
Para evitar a inflamação nos ouvidos de seu cãozinho, de acordo com a especialista, é recomendável fazer a limpeza do aparelho auditivo do animal semanalmente, com produtos veterinários específicos, evitar brincadeiras e atividades na água – para as raças mais sucetíveis ao problrma – e sempre levá-lo para tomar banho em pet shop de confiança, onde são feitos todos os procedimentos de cuidado com os ouvidos e a pele.
Em caso de banhos dados em casa, deve-se proteger os ouvidos com algodão impermeável e, após secá-lo completamente, lembrar de sempre fazer a limpeza do canal auditivo com produtos específicos.
O tratamento da otite nunca deve ser feito em casa, sem passar pela avaliação de um médico veterinário, que irá identificar o agente causador da inflamação. Após o diagnóstico preciso, o especialista deve considerar o histórico do animal, recorrência, entre outros aspectos. Além de medicamentos, durante o período do tratamento, é necessário limpar o ouvido do animal com produto específico até duas vezes por dia. Em geral, a otite demora de 3 a 6 semanas para ser tratada por completo.