..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Bem-estar »

As unhas podem revelar sintomas de cinco doenças

Mudanças em suas características podem estar relacionadas a alguma doença oculta. Saiba o que os médicos dizem sobre esse tipo de diagnóstico

Fernanda Nazaré - Redação Publicação:20/08/2014 09:41Atualização:20/08/2014 09:48

Fique de olho na aparência de  suas unhas, especialmente se  surgir algo estranho, que não  suma em até 15 dias (FreeDigitalPhotos.net)
Fique de olho na aparência de
suas unhas, especialmente se
surgir algo estranho, que não
suma em até 15 dias
Não pintar as unhas para ir a uma consulta médica é mais do que uma recomendação, é um requisito para a avaliação de sua saúde. Por meio da aparência das pontas dos dedos é possível diagnosticar alguma doença que ainda está oculta, como problemas no coração, anemia ou disfunção na tireóide.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica de Minas Gerais (SBCM-MG), Paulo Mascarenhas Mendes, qualquer alteração na unha que dure mais de uma semana é motivo para despertar a atenção da pessoa. "O tempo de recuperação de uma unha depende do organismo de cada um, mas se uma alteração não melhorar entre sete e 15 dias, vale a pena procurar seu médico de confiança. Ele já sabe o perfil do paciente e poderá identificar o problema e sua relação com outros sintomas", diz o especialista.

Ainda de acordo com Mendes, a unha pode indicar doenças graves como o melanoma ungueal, um tipo severo de câncer de pele. O que aparenta ser uma mancha escura, resultado de algum hematoma, caso não desapareça em até 15 dias, a pessoa deve procurar atendimento médico urgentemente. "No hematoma, a unha fica com a mancha mais arroxeada, depois amarela e, então, some. No caso de melanoma, a região fica bem escura e a pode até extrapolar o limite da unha. É um câncer agressivo e deve ser diagnosticado rapidamente", alerta o presidente da SBCM-MG.

Outro fator que deve ser levado em conta é a aparência de baqueta – ou baqueteamento digital, quando há um uma hipertrofia da ponta do dedo –, o que pode indicar alguma doença crônica do coração ou do pulmão. Intoxicação por arsênio também é diagnosticada pelas unhas. "Esse problema se dá aos poucos e o primeiro lugar do corpo que apresenta alguma mudança é a unha, que fica enrugada, parecendo um tapete dobrado", explica o médico.

Cinco alterações nas unhas dos dedos que podem ser um alerta:

 

 (Heitor Antônio/Encontro Digital)
 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO