..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cultura »

Exposição sobre conflitos na Líbia e Somália chega a Brasília

Mostra traz fotografias que retratam saúde e seus profissionais nas áreas de conflito

Da redação com Agência Brasília - Publicação:11/09/2014 09:49
O Museu Nacional da República recebe a exposição fotográfica "Assistência à saúde em perigo: Líbia e Somália no olhar de André Liohn". A mostra reúne mais de 70 imagens do fotojornalista realizadas em hospitais ameaçados e nas linhas de combates entre 2010 e 2013. O público poderá conferir os registros até o dia 12 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

 (André Liohn/Divulgação)
A exposição tem como proposta retratar a difícil realidade de dois países nos quais o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) atua, além de mostrar a urgência de adotar medidas para acabar com violência contra pacientes, instalações médicas e profissionais da saúde em conflitos armados.

Na Líbia, nas cidades destruídas por enfrentamentos constantes entre forças do governo e oposição, o olhar de Liohn captou os perigos vivenciados pelos profissionais de primeiros socorros e resgate nas linhas de frente. O público também poderá conferir o retrato das dificuldades do atendimento hospitalar e a coragem e dedicação dos profissionais da área.

Já na Somália, o fotógrafo registrou o cotidiano de um dos principais hospitais, apoiado pelo CICV. Nele, médicos e enfermeiros trabalham sob ameaças de morte e arriscam suas vidas para fornecer assistência a civis feridos nos combates.

A mesa redonda "Desafios da cobertura jornalística em conflitos armados e emergência" será montada na quinta-feira (11) e discutirá o papel da imprensa em alguns dos mais graves problemas humanitários da atualidade.

Participam da discussão o fotojornalista brasileiro especialista em cobertura de conflitos armados André Liohn e a repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, Adriana Carranca. O moderador será o editor assistente de Mundo no jornal Correio Braziliense, Silvio Queiroz. A coordenação será feita pela coordenadora de comunicação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Sandra Lefcovich.

SERVIÇO:

Exposição "Assistência à saúde em perigo: Líbia e Somália no olhar de André Liohn"

Até 12 de outubro
Local: Museu Nacional
De terça a domingo, das 9h às 18h30
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017