..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições 2014 »

Eleições em solo candango

Derrota de Agnelo, vitória de Aécio e feito histórico de Reguffe. Veja as particularidades das eleições no Distrito Federal

Da redação - Redação Publicação:06/10/2014 10:00Atualização:06/10/2014 10:25

Segundo turno para a presidência e para o governo do Distrito Federal. Para o comando do executivo nacional, Dilma Rousseff (PT) disputará com Aécio Neves (PSBD) o segundo turno. Em Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB) concorre com Jofran Frejat (PR) a preferência do eleitor. Leia abaixo um balanço dos resultados das Eleições de ontem (5) no Distrito Federal:


 (Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Aécio vence em solo candango

O candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves ficou à frente da ex-senadora Marina Silva (PSB) no Distrito Federal. O mineiro liderou com 36,10%, enquanto a ambientalista conseguiu 35,81% dos votos. Na terceira colocação, aparece a presidenta Dilma Rousseff (PT), com 23,02%. Em 2010, Marina à época presidenciável pelo PV foi vencedora na região. Nacionalmente, Dilma teve 41,59% dos votos válidos, o tucano chegou a 33,55% e Marina, em terceiro, ficou com 21% dos votos.

 (Oswaldo Reis/Esp.CB/DA Press)
A derrota de Agnelo


O resultado já era esperado. Confiramando as pesquisas eleitorais, o candidato à reeleição para o governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), ficou em 3º lugar, com pouco mais de 20% do votos válidos. Em primeiro lugar ficou Rollemberg, que obteve 45,23%, seguido por Jofran Frejat, com 27,97%. Em carta escrita aos brasilienses, o governador declarou que aceita o resultado com humildade e desejou que o sucessor tenha "persistência e seja destemido para enfrentar o que ainda não teve solução".


Fenômeno Reguffe

 (Zuleika de Souza/CB/DA Press)
Com 826.576 votos, 57,61% do total, Reguffe se tornou o segundo candidato mais votado da história do Distrito Federal para o cargo de senador. Apenas Cristovam Buarque angariou mais votos: foram 6.904 a mais em 2010. Desde que venceu a disputa para o primeiro mandato em Brasília, José Antônio Reguffe é destaque pela quantidade de votos. Em 2006, quando concorreu a distrital, o estreante surpreendeu por ser o segundo mais votado, desmbancando nomes tradicionais em Brasília. Nas Eleições de 2010, foi proporcionalmente o deputado federal mais bem votado do Brasil.

 

Legislativo

 

Ontem também foram escolhidos os representantes do legislativo local e federal. Confira a lista do 24 deputados distritais e 8 deputados federais eleitos pelo Distrito Federal:


Deputados Distritais:

Julio César (PRB),
Robério Negreiros (PMDB),
Professor Israel (PV),
Dr. Michel (PP),
Rodrigo Delmasso (PTN),
Joe Valle (PDT),
Sandra Faraj (SD),
Wasny de Roure (PT),
Rafael Prudente (PMDB),
Chico Vigilante (PT),
Liliane Roriz (PRTB),
Juarezão (PRTB),
Chico Leite (PT),
Agaciel Maia (PTC),
Cristiano Araújo (PTB),
Bispo Renato (PR),
Ricardo Vale (PT),
Celina Leão (PDT),
Professor Reginaldo Veras (PDT),
Lira (PHS)
Telma Rufino (PPL),
Wellington Luiz (PMDB),
Raimundo Ribeiro (PSDB),
Luzia de Paula (PEN)

Deputados Federais:


Alberto Fraga (DEM)
Rogério Rosso (PSD)
Erika Kokay (PT)
Ronaldo Fonseca (PROS)
Roney Nemer (PMDB)
Izalci Lucas (PSDB)
Augusto Carvalho (SD)
Laerte Bessa (PMDB)

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017