..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Educação »

Enem terá 15 mil candidatos idosos

A cada ano, aumenta o número de candidatos acima de 60 anos que fazem inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem

Agência Brasil - Redação Publicação:07/10/2014 09:00Atualização:07/10/2014 11:28
A cada ano, dobra o número de candidatos acima de 60 anos que fazem inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A cada ano, dobra o número de candidatos acima de 60 anos que fazem inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem

No Brasil não apenas os jovens que estão buscando conhecimento e oportunidades no mercado de trabalho. Os idosos, estão ocupando mais cadeiras desde o ensino básico até o  ensino superior. Alguns realizam o sonho de fazer a segunda graduação, outros alcançam a meta de aprender a ler e escrever. Neste ano, 15,5 mil idosos fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de inscritos com 60 anos ou mais cresce anualmente.

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado esses inscritos somaram 10,9 mil. Em 2009, foram 4,7 mil idosos. “O aumento de idosos está sendo identificado em várias instituições de ensino superior. São pessoas aposentadas, que por vezes já têm diploma de ensino superior e buscam outros cursos. Procuram uma mudança de carreira ou a realização de um sonho”, diz o superintendente-geral de Educação a Distância do Centro Universitário Iesb, em Brasília, Francisco Botelho.

 

Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE. O Enem é a porta de entrada para instituições de ensino superior e técnico, além do financiamento estudantil e intercâmbio acadêmico. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No total, foram 8,7 milhões de inscritos.

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO