Novembro Azul: exame de próstata é essencial
Campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia alerta os homens para a ida ao médico, já que diagnóstico antecipado pode ser crucial para o tratamento
O SBU promove neste mês, a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção contra o câncer. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos, que são a forma mais eficiente de diagnóstico, principalmente o de toque retal.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
No dia em que se comemora o dia mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro –, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao mês da campanha. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a ideia é orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. "Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca.
O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.