..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo »

Pesquisas ajudam a delimitar perfil do turista de Brasília

Informações sobre os principais visitantes da cidade ajudam a priorizar políticas públicas e definir investimentos no setor

Agência Brasília - Redação Publicação:11/11/2014 12:00Atualização:11/11/2014 12:34
Traçar o perfil do turista que chega a Brasília é uma forma de definir estratégias de desenvolvimento e geração de novos negócios. Entre as informações importantes para orientar as políticas públicas e direcionamento de investimentos são origem, tempo de permanencia na cidade, gasto médio, grau de satisfação e o tipo de segmento mais procurado. A partir do monitoramento constante, a Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal tem conseguido mapear dados que demonstram ampliação do público da cidade.

O mais relevante passo nesse sentido foi a criação do Observatório do Turismo. Desde as primeiras pesquisas, o público que chega a Brasília tem se diversificado. Por suas características, a Capital Federal tem tendência natural em ser um destino de negócios e eventos, entretanto, o monitoramento feito pelo Observatório aponta que o turismo de lazer tem crescido a cada dia.

ESTATÍSTICAS - Estudo feito em 2013 durante o período de alta (1 a 10 de setembro de 2012) e baixa temporada (15 a 24 de julho de 2013) em Brasília, aponta que 44,5% das pessoas que chegam à cidade são atraídos por atividade cultural, 26% buscam contato com a natureza, 11,1% de aventura e esporte, 12,5% outras atividades e 5,8% optam por roteiros de arte na cidade. Ao todo foram entrevistados 4.186 turistas.

Sobre o motivo da viagem, a visita familiar aparece em primeiro lugar - tanto em alta quanto em baixa temporada -, respectivamente, 29,41% e 34,05%. O lazer aparece em segundo lugar, com 25,31%, em alta, e 20,67%, em baixa temporada. Os negócios e eventos aparecem em terceiro lugar, com 24,64% em alta e 15,28% em baixa.

O universo pesquisado aponta que o público que vem a Brasília é prioritariamente formado por homens entre 32 a 40 anos. Os principais países emissores de turistas para Brasília são Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Alemanha e Colômbia. No território nacional, o destaque fica para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

Todo o material de pesquisa está disponível para consulta no site www.observatoriodf.com.br. A base de dados foi formada a partir de contrato da Setur-DF com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017