Criolo diz não saber se voltará aos palcos após turnê
O rapper lança o disco Convoque seu Buda em Brasília neste domingo (7). Show é parte do festival Vila Brasil, no Parque da Cidade, e tem entrada franca
Tendo passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre para a estreia de Convoque seu Buda, Criolo parece otimista para a recepção do público brasiliense no domingo. O rapper já veio à cidade anteriormente para shows de seus dois últimos trabalhos (Ainda há Tempo e Nó na Orelha), mas contou não ter tido a oportunidade de conhecer a capital. “Nunca tive o prazer de ir a passeio para Brasília, cara. Tenho vontade. É meu país”, disse em entrevista à Encontro.
Convoque seu Buda é o terceiro álbum de estúdio do rapper paulista. Recheado de críticas ao consumismo, à ganância e à forma como a sociedade lida com a miséria, o disco – produzido por Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman - tem letras e arranjos intensos e flerta com sonoridades de diversos gêneros da música brasileira, passando pelo samba, reggae e até a tropicália. Em meio a poesias que falam de pobreza, crack, desocupações e greves trabalhistas, Criolo parece ter esperanças de que a situação melhore. O próprio título do disco já o diz: convocar seu Buda, segundo o rapper, significa buscar algo positivo em si mesmo: “Todo mundo tem algo bom dentro de si”.
Ouça o disco Convoque seu Buda
Antes de iniciar as gravações de Convoque seu Buda, Criolo disse ter pensado em parar de subir aos palcos. Perguntado sobre o porquê de ter desistido da ideia, o rapper precisou de alguns segundos para pensar na resposta. “Acho que é uma forma de agradecer às pessoas pelo que elas me proporcionaram e por um monte de gente que está comigo e vive isso”, disse. Sobre planos de voltar aos palcos depois da turnê, Criolo não hesitou: “Não sei, cara. É sempre isso. É um lance de alma, de vida. Pode acontecer de não rolar mais nada, pode acontecer de eu fazer um trabalho de músicas regionais do Brasil. Não tem como saber. Tem muitas coisas na vida pra se experimentar.”
Festival Vila Brasil 2014
10h – Pipocando Poesia (DF)
12h – Bossa Cuca Nova – Roberto Menescal (RJ)
13h – Roberto Correa (DF)
15h – Choro Livre (DF)
16h – Renata Jambeiro (DF)
17h – O Bando (DF)
18h – Criolo (SP)
19h15 – Banda do Mar (RJ)
20h30 – Surdodum
21h30 – Funkeando (DF)
Quando: dia 7 de dezembro
Onde: Praça das Fontes do Parque da Cidade
Quanto: entrada franca
Censura: livre